Quarta-feira, Abril 24, 2024
12.8 C
Braga
AtualidadeSaúdeHospital de Braga vai realizar rastreios auditivos gratuitos

Hospital de Braga vai realizar rastreios auditivos gratuitos

© Hospital de Braga

O Hospital de Braga vai realizar rastreios auditivos gratuitos, no dia 5 de março, para assinalar o Dia Mundial da Audição. A iniciativa, dinamizada pelo Serviço de Otorrinolaringologia da Unidade Local de Saúde de Braga, em linha com a Organização Mundial de Saúde, visa avaliar a saúde auditiva da população, sensibilizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças auditivas.

O rastreio destina-se a maiores de 6 anos que apresentem sintomas de alteração da qualidade auditiva e que não estejam a ser seguidos em Otorrinolaringologia na Unidade Local de Saúde de Braga. Consiste na realização de um audiograma, um exame não invasivo que avalia de forma precisa a capacidade e a sensibilização auditiva.

“A perda auditiva pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas, afetando a sua comunicação, as suas relações sociais e o seu bem-estar geral”, afirma Luis Dias, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia da ULS de Braga. “Este rastreio permite identificar precocemente os casos de perda auditiva e encaminhá-los para o tratamento adequado, prevenindo o agravamento do diagnóstico de cada utente”, sublinha.

A participação é gratuita, mas os interessados devem inscrever-se, através do número de telefone – 253 027 381 – nos dias úteis até ao dia 4 de março, entre as 08:30-12:30 e as 13:30-16:30.

O Dia Mundial da Audição assinala-se a 3 de março e promove a consciencialização para a importância da saúde auditiva e para a necessidade de prevenir a perda auditiva. A OMS estima que, em 2050, 900 milhões de pessoas em todo o mundo terão perda auditiva incapacitante. Segundo relatório da OMS, atualmente, existem cerca de 466 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, ou seja, cerca de 6% da população mundial.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES