Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
10 C
Braga
InícioBragaHospital de Braga desmente Iniciativa Liberal e afirma que continua a realizar...

Hospital de Braga desmente Iniciativa Liberal e afirma que continua a realizar ecografias obstétricas

© Hospital de Braga

Em resposta ao comunicado da Iniciativa Liberal que denunciou “vários constrangimentos” nos serviços do Hospital de Braga, a instituição de saúde afirmou que “continua a realizar ecografias obstétricas de segundo e terceiro trimestre nos casos referenciados para acompanhamento hospitalar”.

O Hospital de Braga confirma ainda “um elevado número de pedidos para a realização destes exames, pelo que o Conselho de Administração tem feito todos os esforços para minimizar os impactos nas utentes, nomeadamente através da realização de produção adicional ou do encaminhamento para outras Instituições, por forma a continuar a assegurar a prestação de cuidados de saúde às grávidas da região”.

Em relação ao adiamento de cirurgias, o Hospital de Braga “tem registado uma taxa de ocupação do internamento bastante elevada, fator que provoca constrangimentos no internamento de novos doentes, podendo originar o adiamento de cirurgias convencionais, as quais são substituídas por cirurgias de ambulatório”. 

“É importante ressalvar que a Instituição tem vindo a implementar diversas medidas para reduzir os tempos de espera e a lista de inscritos para cirurgia, entre as quais se inserem a realização de produção adicional, a ambulatorização de procedimentos e a contratualização de entidades externas e blocos operatórios fora do hospital”, sustenta a instituição.

O Hospital de Braga refere ainda que “bateu, em 2021, o seu recorde de cirurgias, atingindo as 42.873, o que significa um aumento de 27% em relação a 2019, que até aqui tinha sido o melhor ano. Simultaneamente, no presente ano, o Hospital manteve a produção cirúrgica e cumpriu o contrato-programa, sendo o terceiro Hospital com mais cirurgias realizadas do país”.

“Não obstante, o Conselho de Administração ressalva que continua empenhado e a trabalhar ativamente para garantir a prestação de cuidados de saúde de elevados padrões de qualidade à população e enaltece que estes excelentes resultados apenas se obtêm em equipa, com a inexcedível dedicação e o profissionalismo dos Profissionais de Saúde que compõem o Hospital de Braga”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS