Os resultados do relatório final da Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes do Hospital de Braga, referente ao ano de 2021, revelam um índice médio da satisfação dos utentes com o Hospital de Braga de 8,5 pontos – numa escala de 0 a 10 – o que corresponde a uma classificação de “Muito bom”.
Globalmente, os resultados desta avaliação revelam que o Hospital de Braga aumentou o índice de satisfação dos utentes face ao ano anterior.
O estudo levado a cabo pela empresa Qmetrics teve uma amostra de 813 utentes que através de entrevistas telefónicas, entre agosto e setembro, avaliaram a sua experiência nas 5 principais linhas de atividade do hospital: Cirurgia de Ambulatório, Consulta Externa, Hospital de Dia, Internamento e Urgência. Analisando o índice médio de Satisfação observa-se por ordem decrescente: Cirurgia de Ambulatório (9,1 pontos), Internamento (8,9 pontos), Hospital de Dia (8,8 pontos), Consulta Externa (8,6 pontos) e Urgência (7,9 pontos).
As dimensões da qualidade mais valorizadas foram médicos e enfermeiros, instalações, imagem e a lealdade, nas quais se destacam os indicadores: a competência e profissionalismo dos médicos e enfermeiros, bem como qualidade global do desempenho dos mesmos, as explicações dadas pelo médico ao utente; limpeza e higiene do gabinete de consulta/ instalações /local de cirurgia e a probabilidade de voltar a escolher o Hospital em caso de necessidade ou recomendar a amigos.
Para João Porfírio de Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, “estes resultados são o espelho da qualidade dos profissionais do Hospital de Braga que fazem desta Instituição uma referência nacional na prestação de cuidados de saúde. É este o caminho que queremos continuar a seguir, sempre com o foco nos nossos utentes”.