Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.5 C
Braga
BragaHospital de Braga acolhe cada vez mais utentes de nacionalidade estrangeira

Hospital de Braga acolhe cada vez mais utentes de nacionalidade estrangeira

© Hospital de Braga

O Serviço de Urgência e a Consulta Externa do Hospital de Braga têm verificado um notável aumento do número de utentes estrangeiros em 2023, com maior expressão para as nacionalidades brasileira e francesa. Os dados mais recentes demonstram um cenário de crescimento expressivo de utentes destas nacionalidades, quando comparado com os anos anteriores ao período da pandemia Covid-19.

Ao Serviço de Urgência recorreram mais do dobro dos utentes brasileiros e franceses, face ao mesmo período de 2019, ano anterior à pandemia. No total, registaram-se mais 140% de episódios de urgência de cidadãos com nacionalidade brasileira.

O Serviço de Urgência do Hospital de Braga é, também, uma linha de assistência para os utentes com nacionalidade francesa. Em 2023, registou-se um aumento de cerca de 30%, comparado com 2019, no que toca à procura deste serviço por estes utentes.

A Consulta Externa revela, igualmente, um cenário de crescimento do número de utentes brasileiros e franceses. Comparando com o ano de 2019, as consultas realizadas a utentes brasileiros triplicaram, e as consultas a utentes franceses foram mais do dobro. No total, realizaram-se 98% mais consultas do que o mesmo período de 2019.

“De facto, o aumento da procura dos serviços prestados pelo Hospital de Braga reconhece o trabalho rigoroso e próximo desenvolvido por todos os profissionais. Continuaremos empenhados em responder prontamente às necessidades de todos os utentes que nos procurem.”, refere Fátima Faria, enfermeira diretora do Hospital de Braga.

Embora num crescimento mais moderado, notou-se um aumento de utentes naturais de países como Angola, Espanha, Moçambique, Suíça, Luxemburgo e Itália. Novas nacionalidades têm vindo a procurar estes serviços nos últimos tempos, como Porto Rico, Estados Unidos da América, Polónia, Iraque, Paquistão, Finlândia, Afeganistão, Irão e Bangladesh.

O Conselho de Administração do Hospital de Braga reitera o compromisso em “prestar serviços de saúde de qualidade, atendendo, de forma delicada e eficiente, às necessidades de todos os utentes que procuram os serviços, daquele que é um dos maiores Hospitais do norte do país. A crescente diversidade de utentes reforça a importância de promover um ambiente inclusivo e de oferecer assistência de excelência a todos os que procuram os cuidados necessários no Hospital de Braga”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES