O Hospital de Barcelos tem, a partir desta sexta-feira, o mais avançado equipamento de Radiologia Digital, um equipamento moderno de radiologia digital com ampola de teto, um investimento total de cerca de 246 mil euros.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, do presidente da Câmara de Esposende, Guilherme Emílio, do diretor executivo do SNS, António Gandra D’Almeida, e do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende, Tiago Gonçalves.
“Hoje é um dia importante por vários motivos. Um deles é este novo espaço, com melhores condições para quem precisa vir. Outro dos motivos é que, apesar de manter a ambição e estarmos todos focados na construção do novo hospital, não deixamos de atender às melhorias que possam ser feitas para realizar um melhor serviço aos utentes”, frisou Mário Constantino Lopes, na sua intervenção.
Para o autarca, “a relação que os Municípios (Barcelos e Esposende) têm mantido com o Conselho de Administração da ULS tem sido profícua, porque temos conseguido efetivamente dar passos significativos em vários domínios, principalmente no que diz respeito à possibilidade de muito em breve ter as autorizações para avançar para a elaboração do projeto do novo hospital”.
A nova sala de radiologia, localizada no Serviço de Urgência, está equipada com tecnologia de última geração, num espaço renovado e que reúne as melhores condições para utentes e profissionais. “É um equipamento de última geração com inúmeras vantagens e que é muito sensível às doses, quer da pediatria, quer para doentes oncológicos, apaziguando as doses ao menor possível e com a melhor qualidade de imagem, conseguindo resultados excelentes”, afirmou Marco Rodrigues, responsável do Serviço de Radiologia.
Para o pesidente do Conselho de Administração da ULS Barcelos/Esposende, Tiago Gonçalves, “este novo equipamento de Raio-X vem começar a substituição do equipamento que estava aqui desde 1994, ou seja, há 30 anos. Estamos a investir em tecnologia de forma a dar resposta às pessoas e que permitirá diagnósticos mais rápidos, eficientes e de alta qualidade”.
O equipamento de radiologia digital com suspensão de ampola teto apresenta características técnicas avançadas, tais como, o auto-tracking, que permitirá a realização de exames mais rápidos, eficientes e com qualidade, sempre com a prioridade máxima a otimização da dose exposta ao utente, sem necessidade de reposicionamento, essencial em casos de exames complexos, como os de traumatologia. Adicionalmente, o equipamento incluirá funcionalidades como a visualização automática da dose aplicada e programas de melhoria de imagem, reforçando os padrões de qualidade e segurança.