Esposende disponibiliza online mais de 7000 documentos históricos sobre o concelho, através da AQUALIBRI – Biblioteca Digital do Cávado, que foi distinguida a nível nacional com uma Menção Honrosa no Prémio “Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas 2021” e cuja candidatura foi apresentada pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado.
O júri considerou que se trata de “um projeto com um grau de complexidade elevado, com uma forte componente na valorização do património e no envolvimento das comunidades”. Valorizou, ainda, o facto de se tratar de “um projeto desenvolvido por uma rede de bibliotecas que poderá servir de incentivo a outros projetos de rede”.
A AQUALIBRI, online desde março de 2022, em aqualibri.cimcavado.pt, conta, atualmente, com 13.940 documentos, divididos em “Comunidades” e “Coleções”, e regista cerca de mil acessos por mês diretamente no site.
No que se refere a Esposende, estão disponíveis 7.028 documentos, onde se incluem obras impressas de autores e da história local, com coleções destacadas para o escritor Manuel de Boaventura, o poeta António Correia de Oliveira e o editor/tipógrafo Silva Vieira.
As coleções de fotografias e postais apresentam mais de 500 imagens raras sobre Esposende, desde os finais do século XIX até meados da década de 80 do Século XX, onde é possível ver e estudar a evolução social, geográfica, paisagística, hábitos e costumes, sem esquecer as alterações na orla costeira, bem como os primórdios do turismo. De referir que estas coleções são particulares e foram especialmente cedidas para este fim.
Destaque também a grande coleção de 6.047 jornais, que vão desde os finais do século XIX e XX como “O Povo Esposendense” [1893-1906], “O Esposendense” [1906-1968], o semanário republicano “A Verdade” [1919 – 1922] até ao presente. Ainda no que se refere a jornais, está igualmente disponível uma assinalável coleção de “Recortes de Imprensa” relativos a Esposende, publicados nos jornais nacionais, desde 1945 até ao presente.
Outra coleção da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura é o Arquivo Fotográfico Municipal, constituída por fotografias de natureza institucional, correspondendo a 400 atos públicos relevantes do Município de Esposende, desde 1955 até à atualidade. Esta coleção inclui protocolos assinados, inaugurações ou visitas de Estado, com descrição dos atos e identificação dos intervenientes.
Há também registos de vídeo e Memorabilia, composta por um conjunto de objetos e documentos, como selos, carimbos, medalhas, bandeiras e condecorações, de valor histórico para o concelho de Esposende.
“Embora o espólio disponibilizado seja, em grande parte, da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, o espírito colaborativo da comunidade foi extraordinário permitindo tornar públicos muitos documentos inéditos e raros, a quem o Município agradece reconhecidamente, na medida em que só deste compromisso e envolvência é possível disponibilizar este espólio, em acesso aberto ao mundo”, refere o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.