
O Município de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar um protocolo de cooperação com vista à implementação do projeto “Parque Florestal da Quinta de Ponte”. A sessão de assinatura e apresentação pública do projeto está marcada para o dia 22 de março, às 10:30, no Museu da Cultura Castreja.
A Quinta da Ponte, situada na freguesia de São Salvador de Briteiros, integra um conjunto de terrenos rústicos legados à Sociedade Martins Sarmento pelo arqueólogo Francisco Martins Sarmento. Com cerca de seis hectares, esta área preserva características naturais e será requalificada para fins de lazer e fruição pública.
O projeto do Parque Florestal da Quinta de Ponte visa criar um espaço de lazer naturalizado, que aproveite a paisagem envolvente e promova a sustentabilidade ambiental. A intervenção está alinhada com o projeto Green Gap, financiado pelo programa Interreg POCTEP (2021-2027), que prevê a renaturalização do Rio Febras através da remoção de espécies invasoras e da plantação de vegetação autóctone.
“A Sociedade Martins Sarmento sempre teve a intenção de disponibilizar estes terrenos para uso público, tendo inclusive desenvolvido, no passado, um projeto de quinta pedagógica. Em 2022, a União de Freguesias de Briteiros formalizou o seu interesse em colaborar na concretização de um parque de lazer, contando com o apoio do Município de Guimarães”, refere a Câmara Municipal.