Domingo, Maio 26, 2024
13.9 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães vai assinalar os 900 anos da Investidura de D. Afonso Henriques...

Guimarães vai assinalar os 900 anos da Investidura de D. Afonso Henriques como Cavaleiro

Efeméride ocorrerá em 2025.

© Associação Grã Ordem Afonsina – Vida e Obra do Rei Fundador

A Associação Grã Ordem Afonsina – Vida e Obra do Rei Fundador, em Guimarães, está a preparar um programa de comemorações dos 900 anos da Investidura do Rei D. Afonso Henriques como Cavaleiro, facto histórico que aconteceu em 1125, no Dia de Pentecostes, ocorrência que se celebra 50 dias depois do Domingo de Páscoa, data que, em 2025, acontecerá a 8 de junho.

Até lá, a Grã Ordem Afonsina vai desenvolver um conjunto de ações para assinalar a efeméride histórica, organizando já no mês de maio uma deslocação a Zamora, cidade espanhola onde o Rei Fundador foi armado Cavaleiro. A iniciativa está marcada para os dias 18 e 19 de maio.

A deslocação de Guimarães a Zamora destina-se a todos os associados da Grã Ordem Afonsina, mas também a todos os vimaranenses que pretendam participar nesta homenagem ao Rei Fundador, que será preparativa da comemoração dos 900 anos da Investidura como Cavaleiro no próximo ano.

No mês seguinte, nos dias 22 e 23 de junho, uma delegação espanhola vai retribuir a visita, no âmbito da celebração da Batalha de São Mamede de 1128. A Fundação Rei Afonso Henriques e o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e Municípios Limítrofes, duas prestigiadas organizações de Zamora, estarão em Guimarães no fim de semana das comemorações do “24 de Junho – Dia 1 de Portugal”, organização na qual a Grã Ordem Afonsina pretende ser futuramente parceira com o Município de Guimarães.

Estas informações foram prestadas aos associados da Grã Ordem Afonsina – Vida e Obra do Rei Fundador, que reuniram no passado sábado, no decurso de uma Assembleia Geral Ordinária para apreciar o Relatório de Atividades e Contas de Gerência do ano de 2023 e o Plano de Atividades e Orçamento para 2024, documentos que foram aprovados por unanimidade.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES