Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
7.3 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães: Sofia Escobar e Manuel de Oliveira nas celebrações dos 20 anos...

Guimarães: Sofia Escobar e Manuel de Oliveira nas celebrações dos 20 anos da elevação a Património Cultural da Humanidade

© CM Guimarães

Guimarães vai assinalar as comemorações dos 20 anos da elevação a Património Cultural da Humanidade com um programa onde se destacam os concertos de dois conceituados vimaranenses.

Sofia Escobar atua com a Orquestra do Norte, no dia 11 de dezembro, no São Mamede – Centro de Artes e Espetáculos (21:30). No dia 13 de dezembro, Manuel de Oliveira apresenta o seu novo álbum “Entre-Lugar”, com um concerto agendado para o Centro Cultural Vila Flor (21:30). Para além dos concertos, está previsto um conjunto de iniciativas entre os dias 10 e 15 de dezembro, desde a projeção de imagens no património histórico, conferências, exposições, visitas guiadas e o ato simbólico do rebate dos sinos das Igrejas do Centro Histórico Classificado, no dia 13 de dezembro, a assinalar a passagem dos 20 anos da elevação a Património Cultural da Humanidade.

“Pretende-se valorizar o trabalho que foi realizado nas décadas que antecederam a inscrição na lista da UNESCO e celebrar a capacidade que tem sido revelada de salvaguardar, usar e valorizar esta área ao longo dos últimos 20 anos”, referiu a Vereadora responsável pelo Centro Histórico, Ana Cotter, na conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, apontando ainda a “ambição” em alargar o estatuto desta classificação à Zona de Couros.

O mês de dezembro fica ainda marcado pelo programa “Guimarães – Cidade Natal”, com iniciativas a decorrerem entre os dia 3 de dezembro e 1 de janeiro de 2022. Este ano há uma grande aposta na animação itinerante de rua – em colaboração com a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães e a Associação Sol no Miral (Teatro Coelima) – a Casa do Pai Natal (Largo do Toural), Paradas Natalícias, Concertos de Natal, performances musicais e teatrais. “Este ainda não é o regresso da Cidade Natal que todos desejaríamos face às restrições que subsistem da pandemia. Mas, conseguimos desenhar um programa diversificado, com várias iniciativas de animação ao longo do mês de Dezembro, que potenciam vários eixos de atividade em Guimarães, desde a cultura ao comércio, hotelaria e restauração, potenciando uma maior dinamização económica e também de atração para os próprios vimaranenses e de quem nos visita”, apontou o vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva. As iluminações das ruas serão ligadas na próxima semana.

Entre outros destaques neste programa, referência para os habituais Concertos de Natal com a participação do Quarteto de Cordas de Guimarães, Grupo Coral de Pevidém, Grupo Coral de Azurém, Jovens Cantores de Guimarães, BJAZZ Choir, Banda Musical de Caldas das Taipas e TetrAcord’Ensemble e Anabel Montesinos e um Mercado de Vinhos de Guimarães (edição de Natal). O programa “Cidade Natal” encerra com o habitual Concerto de Ano Novo, no dia 1 de janeiro de 2022, pela Orquestra de Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS