Sábado, Março 22, 2025
10.6 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães reconhece 62 instituições que percorrem o caminho da inclusão

Guimarães reconhece 62 instituições que percorrem o caminho da inclusão

© CM Guimarães

Decorreu, na passada sexta-feira, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, o evento “Integrar é Incluir”, promovido pela CERCIGUI que visou reconhecer o trabalho de 62 instituições – entre empresas, autarquias e IPSS – que percorrem o caminho da inclusão e contrataram, no seu conjunto, 85 pessoas com deficiências ou incapacidades nos últimos três anos.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, autarquia reconhecida neste evento pelo seu trabalho no domínio da inclusão laboral, realçou “a relevância de incluir e proporcionar oportunidades de trabalho aos utentes da CERCIGUI, salientando o compromisso da sociedade em retribuir com responsabilidade”.

Paulo Lopes Silva, frisou que “sentimos sempre vontade de fazer mais e acolher mais pessoas, sublinhando a história de sucesso da organização como um estímulo para atingir metas mais ambiciosas”. Reconhecendo o “esforço diário dedicado pela CERCIGUI”, Paulo Lopes Silva agradeceu a “todas as instituições envolvidas e destacou o trabalho de Joaquim Santos Simões, em ano que se celebra o centenário do seu nascimento, em prol da CERCIGUI”.

A secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, teceu “rasgados elogios ao trabalho da CERCIGUI”, reconhecendo o seu “contributo inestimável para a sociedade” e desafiando as empresas a “continuarem os seus esforços em prol da inclusão e da construção de uma sociedade mais justa”.

Bruno Faria, presidente da Direção CERCIGUI, começou por agradecer “o apoio do Município de Guimarães”, destacando o compromisso da instituição em “promover a inclusão, com o bem-estar dos utentes no centro da ação”. A recente reorganização da instituição, permitiu otimizar recursos e expandir a sua intervenção, com a abertura de um conjunto de respostas sociais inovadoras.

A iniciativa “Integrar é Incluir” faz parte do projeto “Na Rota da Inclusão”, promovido pelo Centro de Reabilitação e Formação Profissional da CERCIGUI e cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). O objetivo é abrir caminhos potenciadores da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e capacitar as entidades empregadoras com ferramentas que permitam a tomada de decisões de forma mais célere e assertiva.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES