Segunda-feira, Junho 21, 2021
18.9 C
Braga
InícioCulturaGuimarães recebe primeira edição do Festival Estalo!

Guimarães recebe primeira edição do Festival Estalo!

CM Guimarães

Guimarães acolhe a primeira edição do Festival ESTALO!, entre os dias 3 e 12 de junho. O programa revela processos de interação, potencia a circulação comunicacional, cria debate e análise, sob a ótica do conceito marginal das artes e da sociedade em rede, a decorrer no Instituto de Design.

“O objetivo é o confronto de diferentes culturas e cruzar vários tipos de arte, no sentido de promover novas rotinas de participação”, salientou Rui Ramos, diretor do Festival.

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães enalteceu a escolha da Cidade Berço para a realização deste evento apoiado pela DGArtes. “Este é um tempo que exige um abanão e um novo pensamento sobre a cultura que tem menos eco. Estamos satisfeitos pela escolha de Guimarães e esperamos que as pessoas participem nesta reflexão conjunta. A concrertização deste projeto no contexto do Bairro C é a assunção de uma das premissas na nossa política cultural, através da coordenação de propostas independentes”, referiu Adelina Pinto.

Neste programa há propostas de cinema punk, através da apresentação de quatro filmes escolhidos pelo realizador e produtor cinematográfico Rodrigo Areias. Será possível assistir aos filmes “Caminhos Magnétykos” (9 de junho), “Manual de Evasão LX 94” (10 de junho), do realizador Edgar Pêra e “Dharma Guns” (11 de junho) e “Le tresor des Iles Chiennes” (12 de junho), do realizador F.J. Ossang.

O programa de música para a primeira edição do Estalo foca-se numa dialética entre o local e o global, apresentando um conjunto de artistas que assentam a sua prática em linguagens musicais oriundas de diferentes latitudes. Os escolhidos para três espetáculos são OtrotortO (3 de junho), Lavoisier (5 de junho) e Samuel Martins Coelho, multinstrumentista residente em Guimarães (6 de junho).

Estará ainda patente uma exposição de ilustração de André Coelho, “Território – Término”, a exposição de BD e Ilustração do espólio da Fundação Farrajota sob o tema “É só vaidade!” e um mercado de Edição Independente (5 de junho).

ESTALO! é uma organização da Cooperativa MOTOR, com a co-produção do Município de Guimarães, apoio do Instituto de Design de Guimarães, apoio financeiro da Direção-Geral das Artes (DGArtes) e parceria do Cineclube de Guimarães.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS