
Este ano, o Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas reúne, em Guimarães, 17 tunas académicas provenientes de seis países, desde Portugal, Espanha, México, Peru, Colômbia e Chile, e mobiliza mais de 500 participantes ao longo de cinco dias dedicado à música, tradição, juventude e intercâmbio cultural.
Com atividades descentralizadas nos municípios de Vizela e Cabeceiras de Basto, o programa central do evento acontece em Guimarães. A Plataforma das Artes e da Criatividade será o ponto de encontro do festival, com concertos gratuitos das várias tunas presentes no festival, zona de restauração, artesanato e produtos culturais, o TunaeTalks, um ciclo de conferências com registo audiovisual e a presença de figuras relevantes do panorama cultural.
O Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas é uma celebração da cultura partilhada entre países irmãos e uma mostra do dinamismo académico e musical que caracteriza as tunas. A edição de 2025 reforça o papel de Guimarães como cidade promotora da juventude, da cooperação cultural e de intercâmbio cultural ibero-americano.