Guimarães recebe Governo de Guiné-Bissau para cooperação na área cultural
Sexta-feira , Outubro 23 2020 Periodicidade Diária nº 2613
Principal / Região / Guimarães / Guimarães recebe Governo de Guiné-Bissau para cooperação na área cultural

Guimarães recebe Governo de Guiné-Bissau para cooperação na área cultural

CM Guimarães

Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, recebeu uma comitiva do Governo da Guiné-Bissau liderada pelo secretário de Estado da Cultura, Francelino Cunha. O encontro decorreu no Salão Nobre do Município, proporcionando uma “troca de experiências” e o reforço das relações institucionais.

“O trabalho desenvolvido no campo cultural em Guimarães mereceu amplo reconhecimento pelo governante da Guiné, na sequência da afirmação da cultura como fator distintivo da construção da cidadania e como meio eficaz para o desenvolvimento social, para a evolução das mentalidades e para a consolidação da consciência cívica dos cidadãos, resultando numa prática que tem marcado a intervenção dos últimos anos na cidade-berço”, refere, em comunicado, o Município de Guimarães.

Adelina Pinto evidenciou o modelo de gestão cultural do território, através da cooperação com as estruturas municipais, tendo em conta a um trabalho de proximidade nas áreas da cultura e educação.

A ligação entre Guimarães e a Guiné-Bissau tem sido cimentada ao longo dos últimos anos, destacando-se a participação de vários artistas na programação do Noc Noc em representação da cultura crioula das regiões de Cacheu e de Bissau e, ainda, com a presença de um grupo de folclore na programação do Fest’in Folk Corredoura nas últimas edições.

Nesta visita a Guimarães, Francelino Cunha teve ainda a oportunidade de conhecer os equipamentos culturais e visitou alguns dos locais emblemáticos da cidade.

Recorde-se que, recentemente, foi assumido o reforço das relações entre Portugal e a Guiné-Bissau pelo primeiro-ministro, António Costa, nos domínios político-diplomático, económico e cultural e reiterou que África será prioridade na presidência portuguesa da União Europeia. “Portugal presidirá ao Conselho Europeu da União Europeia a partir do dia 01 de janeiro do ano que vem, e assim as relações entre Europa e África uma vez mais terão em Portugal um motor fundamental, podendo culminar numa cimeira entre os dois continentes, e particularmente envolvendo a União Europeia e a União Africana”, declarou o chefe de Estado português.