Domingo, Fevereiro 25, 2024
10.6 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães: Reabilitação da Torre da Alfândega ainda não está acabada

Guimarães: Reabilitação da Torre da Alfândega ainda não está acabada

© CM Guimarães

A Torre da Alfândega, em Guimarães, está a ser objeto de uma profunda reabilitação com vista à sua abertura como núcleo expositivo/interpretativo da muralha e suas torres defensivas. A torre tem a sua fachada já visível, embora a empreitada, que se prevê finalizada até final deste ano, ainda esteja em curso.

“A reabilitação executada na fachada da Torre da Alfândega tem por base o caderno de encargos na especialidade de conservação e restauro, elaborado por técnicos da Direção Regional de Cultura Norte e validado pela Direção Geral do Património Cultural. Nele se inclui um conjunto de premissas técnicas que foram executadas na íntegra e nas quais se inclui a utilização de argamassas à base de Cal Hidráulica Natural, da qual deriva a tonalidade das juntas executadas, aspeto que durante os próximos meses se esbaterá naturalmente”, refere a autarquia vimaranense.

A Câmara de Guimarães explica que “os vários procedimentos executados, desde as limpezas à picagem de argamassas de base cimentícia, até à execução de juntas, destinam-se a reabilitação do paramento, tanto na componente da conservação do granito (como seja a remoção de fungos, líquenes e sujidade em geral), como na componente de coesão estrutural do paramento, em que a execução de juntas é um dos aspetos colaborantes, por impedir infiltrações de água, entrada de roedores e desenvolvimento de raízes, que danificariam o seu miolo, propiciando o acentuar das debilidades estruturais da torre”.

No que diz respeito à iluminação da inscrição “Aqui nasceu Portugal”, a cor em permanência será a que existia, Luz Branca. No entanto, foi instalado um sistema de iluminação RGB, moderno, que permite a alteração da cor nas respetivas palavras para “atos simbólicos”, processo em fase de instalação e em testes de configuração.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES