Sexta-feira, Junho 21, 2024
14.5 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães prepara comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede

Guimarães prepara comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede

© CM Guimarães

Considerado um dos eventos mais importantes na história do país, a Comissão Científica responsável por coordenar as comemorações da Batalha de São Mamede reuniu-se, no fim de semana, no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, para definir os detalhes do programa que culminará em 2028 e se estenderá até 2030.

Na reunião, foi proposto pela coordenação da comissão um primeiro conjunto de edições e eventos científicos desenhados para favorecer o conhecimento do período histórico e do contexto sociopolítico da origem da nacionalidade portuguesa.

O Município de Guimarães lidera as celebrações nacionais que procuram homenagear o momento da criação de Portugal. O plano abrange uma série de eventos, a iniciar em 2024 e programados para se desdobrarem até 2028, seguido por um período de extensão até 2030. O objetivo principal é, a partir de Guimarães, envolver toda a nação portuguesa, proporcionando uma reflexão abrangente sobre Portugal, contendo uma perspetiva histórica, reflexos contemporâneos e um vislumbre de futuro.

Uma estrutura de missão está a ser constituída para liderar e organizar estas celebrações, constituída, designadamente, por uma Comissão Científica, designada em junho pela Câmara Municipal de Guimarães, com a missão de ajudar a definir o perfil das Comemorações Nacionais dos 900 anos da Batalha de São Mamede, nomeadamente na sua dimensão científica. Formada por conhecidos especialistas no campo histórico e cultural, e tendo como Presidente Honorário o Professor Doutor José Mattoso, entretanto falecido, a Comissão é coordenada pelos Professores Doutores Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca, ambos da Universidade do Porto, e integra uma gama diversificada de personalidades, tanto nacionais quanto estrangeiras, provenientes de diferentes esferas culturais e académicas, cuja imprescindível contribuição ditará o sucesso e abrangência temática das celebrações.

A Batalha de São Mamede, ocorrida em 24 de junho de 1128, em Guimarães, é vista como um marco decisivo na reconfiguração política do Noroeste hispânico, resultando na ascensão do jovem Infante Afonso Henriques ao poder e marcando o surgimento de uma nova entidade política na região, id est, Portugal. Este evento histórico será o centro das comemorações, não apenas como um acontecimento isolado, mas como um catalisador para refletir sobre a formação do país, da sua identidade e a evolução ao longo dos quase nove séculos já volvidos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES