As obras de conservação e reforço estrutural da igreja de Santa Cristina de Serzedelo, em Guimarães, arrancam na próxima semana.
A intervenção avança depois de assinado o Auto de Consignação entre a DRCN e a empresa SOALVAP – Construção e Engenharia Civil, Lda, representados por Marta Oliveira e Vasco Pereira, respetivamente. O ato foi registado na igreja românica, contando com as presenças de Fernando Sá, vereador do Município de Guimarães, e Cristiano Ferreira, em representação da Junta de Freguesia, e o Pároco da Freguesia, Padre Marques.
A obra da responsabilidade da DRCN foi adjudicada pelo valor de 107.236,18 euros (acresce IVA), sendo comparticipada pela Câmara Municipal de Guimarães no valor de 80 mil euros, considerando a importância deste monumento nacional de Património Classificado e de grande valor arquitetónico para a Vila de Serzedelo e para o concelho de Guimarães.
Os trabalhos de reabilitação da Igreja de Santa Cristina de Serzedelo contemplam a intervenção na cobertura, limpeza, drenagem e ventilação, assim como intervenção em todas as entradas, com um prazo contratado de 210 dias mas com o compromisso de conclusão até ao início do período de inverno.