
Um grupo de jovens de São Torcato, em Guimarães, plantaram na manhã deste sábado 109 árvores autóctones na montanha da Pedra Fina que cedeu de pedreira para a construção da Basílica de São Torcato.
De acordo com Alberto Martins, participante desta iniciativa, “esta montanha, foi fustigada por incêndios nas últimas décadas, pelo que a reflorestação surge como forma de voltar a dar vida ao local e reforçar a segurança, nomeadamente na sustentabilidade dos solos”, disse.
Promovida pela Junta de Freguesia de São Torcato, esta atividade de reflorestação contou também com a presença do presidente da Junta, do tesoureiro, da comunidade escolar, nomeadamente do direto do Agrupamento de Escolas Vale de São Torcato e da coordenadora do projeto Eco Escolas, do representante do Município de Guimarães, do Laboratório da Paisagem, da Associação de Pais e de muitos alunos e encarregados de educação.
“O projeto é considerado estruturante e que está a ser lançado por outras instituições como o INCF, o Leroy Merlin e o Grupo Vapo”, finalizou Alberto Martins.