Sábado, Outubro 16, 2021
20 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães investiu 2 milhões de euros no Centro Escolar de Moreira de...

Guimarães investiu 2 milhões de euros no Centro Escolar de Moreira de Cónegos

CM Guimarães

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou esta sexta-feira as obras da requalificação e ampliação da EB1 de Vermis, em Moreira de Cónegos. O novo Centro Escolar é resultado de um investimento superior a dois milhões de euros e que reforça a prioridade de Guimarães “ao nível da criação de melhores condições físicas e estruturais na área da educação e ensino”.

Na cerimónia de inauguração, Domingos Bragança sublinhou que “a educação é um pilar para Guimarães”, destacando a execução desta obra para servir a comunidade de Moreira de Cónegos e freguesias vizinhas.

Integrado nas comemorações do “24 de Junho de 1128 – Dia Um de Portugal”, o autarca lançou o repto à comunidade escolar para ser instituído “um prémio substantivo para os diversos graus de ensino”, a fim de distinguir o melhor trabalho sobre o tempo histórico da Batalha de São Mamede e envolver toda a comunidade escolar, na conquista de assinalar-se a nível nacional o dia 24 de Junho como o Dia Um de Portugal.

A diretora do Agrupamento de Escolas, Maria Jesus Carvalho, apontou este dia como “muito significativo”. “Podemos contar com um centro escolar para o desenvolvimento das atividades letivas que estes alunos merecem”, destacando a criação de uma biblioteca, polivalente e parque para as crianças do pré-escolar na transformação de “uma escola para o século XXI” e para “uma educação de excelência”, considerando o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e os parceiros da comunidade de Moreira de Cónegos que têm contribuído para o desenvolvimento do agrupamento.

A coordenadora da EB1 de Vermis, Edite Sampaio, considerou que se “fez história” e enalteceu o apoio da Autarquia, realçando a intervenção de Domingos Bragança e da vereadora da Educação, Adelina Pinto, para a execução deste projeto. “Agradeço a todos aqueles que sonharam para que esta obra se concretizasse”, referiu.

O presidente da Junta de Freguesia, António Brás, salientou que “esta é uma obra para várias gerações”, atendendo à profunda reformulação, e acrescentou tratar-se de “uma escola pública com meios e equipamentos, corpo docente e colaboradores de excelência”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS