Domingo, Julho 25, 2021
18.9 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães inaugura Alameda Rosas Guimarães em Caldas das Taipas

Guimarães inaugura Alameda Rosas Guimarães em Caldas das Taipas

CM Guimarães

Foi inaugurada, este sábado, a requalificação da Alameda Rosas Guimarães, em Caldas das Taipas, no âmbito do programa das comemorações do 24 de Junho de 1128 – Dia Um de Portugal – e também da celebração do 81.º aniversário da elevação de Taipas a Vila.

“A requalificação da Alameda Rosas Guimarães está bem conseguida, é uma marca ambiental e identitária de Caldas das Taipas, que vai ao encontro da estratégia termal e ambiental que teve uma forte projeção nacional no início do século XX”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

O autarca destacou a intervenção que está a acontecer na vila taipense. “Há dois anos, inaugurámos a EB23 de Caldas das Taipas, com uma marca forte na educação. Agora, procedemos à requalificação de um espaço emblemático de Caldas das Taipas e esta Alameda consiste no início de um conjunto requalificação que estamos a concretizar e que será uma autêntica transformação da centralidade da Vila das Taipas. Esta transformação física, com forte investimento da Câmara Municipal, vai causar algum desconforto até estar concluída, mas é uma autêntica transformação de Caldas das Taipas e significa que daqui a três anos transforma-se numa das Vilas de referência e de símbolo identitário forte para um território sustentável ambientalmente”, referiu Domingos Bragança.

O presidente da Junta de Freguesia, Luís Soares, destacou a importância de assinalar este dia festivo associado às comemorações do 24 de Junho como uma “decisão que enobrece a Vila de Caldas das Taipas e reconhece a importância deste território”.

O autarca apontou que a intervenção na Alameda Rosas Guimarães “marca de forma indelével aquela que é principal artéria da nossa freguesia, que liga o Centro Cívico histórico (que também está a ser requalificado) ao nosso principal postal de visita que é o nosso Parque de Lazer”, numa homenagem a José Francisco Rosas Guimarães. Luís Soares salientou, ainda, que “o que está a acontecer na Vila de Caldas das Taipas não é uma simples mudança, mas uma verdadeira revolução que se consubstancia na renovação do espaço público e também na forma como todos os taipenses e comunidades que rodeiam a Vila de Caldas das Taipas olham para o futuro numa ideia que trazermos do passado, vivemos do presente e transportarmos para o futuro”.

Na sessão solene da celebração do 81º aniversário da elevação a Vila, destaque ainda para as condecorações com a entrega da medalha de honra a Mário Manuel Remísio Dias de Castro, Domingos da Silva Maia, Domingos Marques de Sousa Porfírio Oliveira Martinho, Francisco Pires da Costa e Silva, Carlos Manuel Remísio de Castro, Constantino João Quintas Veiga e Mário António Oliveira Rodrigues. Foram ainda atribuídas a medalha de mérito a Ernesto da Silva Martinho e diploma de Bons Serviços a Maria Rosa das Neves Rodrigues e Alberto José da Silva Ferreira Dias.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS