Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães em 1º lugar no índice de presença na internet das Câmaras...

Guimarães em 1º lugar no índice de presença na internet das Câmaras Municipais

© CM Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães foi distinguida com o 1.º lugar no critério de participação do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais e obteve ainda o 7.º lugar no ranking global do IPIC. Este é um resultado de um estudo conjunto entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Universidade do Minho e a Universidade das Nações Unidas, que visa retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e o nível da sua relação eletrónica com os munícipes.

A sessão pública da entrega dos diplomas decorreu na terça-feira, na Reitoria da Universidade do Minho, com a presença do vereador Paulo Lopes Silva, responsável pelos pelouros da Modernização Administrativa e Qualidade, Comunicação, Sistemas Inteligentes e de Informação na Câmara Municipal de Guimarães.

Esta apresentação dos resultados mais recentes do IPIC, publicado pela Universidade do Minho, pretende avaliar a presença das Câmaras Municipais na Internet, destacando-se a atribuição de troféus e diplomas de mérito às Câmaras Municipais classificadas nas dez primeiras posições no índice global, bem como em cada um dos quatro sub-índices que o compõem, através da observação direta dos 308 websites das câmaras municipais.

Na avaliação do critério “Participação” entraram em linha de conta seis indicadores: Canais de contacto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões; Espaços Web1.0 criados para discussão e auscultação de opinião; Presença nas redes sociais; Participação de ocorrências; Orçamento Participativo e consulta do Plano Diretor Municipal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS