Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães é o município do país com mais freguesias com bandeira verde

Guimarães é o município do país com mais freguesias com bandeira verde

© CM Guimarães

O compromisso de Guimarães com a sustentabilidade continua a ser reconhecido. A Casa das Artes de Miranda do Corvo recebeu, este domingo, a cerimónia Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI 2023, e Guimarães voltou a ser o município com o maior número de freguesias – um total de 19 – galardoadas com bandeira verde da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Este prémio bienal distingue as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade ambiental, socioeconómica e cultural, adotadas ao longo dos últimos dois anos.

Caldelas e Brito foram duas das principais vencedoras, ao arrecadarem a bandeira de ouro, atribuída a freguesias com índices – calculados com base em 10 indicadores – superiores a 90 por cento. No escalão de freguesias com até 10 mil habitantes, Caldelas foi considerada, a nível nacional, a Eco-Freguesia com melhor índice, tendo o Programa de Termalismo Sénior sido considerado uma boa prática no âmbito do indicador Saúde e Bem-Estar. Uma dezena de freguesias do município – Creixomil, São Torcato, Urgezes, Costa, Barco, Ronfe, Guardizela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Fermentões, Briteiros Santo Estêvão e Donim – foi galardoada com a bandeira de prata. A bandeira de bronze foi atribuída a Silvares, Aldão, Leitões, Oleiros e Figueiredo, Longos, Ponte, Gondar e Penselo.

Guimarães destacou-se ainda como o município, a nível nacional, que mais candidaturas apresentou. Das 178 freguesias que submeteram candidatura para o biénio 2022/2023, 28 localizam-se no concelho. A autarquia de Guimarães assegurou o valor da inscrição das freguesias, disponibilizando o apoio técnico do Laboratório da Paisagem na elaboração das candidaturas.

Um percurso “do local para o global” 

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, congratulou todas as freguesias candidatas e galardoadas, assim como todos os parceiros envolvidos nas candidaturas. O autarca sublinhou que “este é o caminho da sustentabilidade que Guimarães promove, do local para o global”. Domingos Bragança referiu que o Município continuará a apoiar técnica e financeiramente a participação das freguesias neste programa da ABAE, reforçando “o ecossistema de governança, a importância que têm para a monitorização das políticas públicas ambientais e para a mudança dos cidadãos, rumo a uma cidade que se quer neutra climaticamente até 2030”.

O Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI tem como intuito incentivar as freguesias, através do reconhecimento dos seus esforços, a implementar ações no âmbito da educação ambiental, participação pública e apoio social, promoção do território e mobilidade sustentável, proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, entre outros aspetos. A atribuição da bandeira verde pela ABAE reconhece, assim, as localidades que demonstram uma visão de futuro sustentável, desenvolvendo projetos nesse sentido.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES