Quinta-feira, Junho 20, 2024
21.7 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães é o concelho com mais Painéis Solares para autoconsumo

Guimarães é o concelho com mais Painéis Solares para autoconsumo

DR

O concelho de Guimarães lidera o ranking nacional de unidades de produção para autoconsumo, com um total de 3.650 instalações, segundo os dados recentes disponibilizados pela E-Redes, concessionária da distribuição de eletricidade em Portugal Continental.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, assume que “é com grande satisfação que vemos Guimarães liderar a instalação de UPACs, demonstrando o compromisso de todos os vimaranenses, famílias e empresas, com a transição energética e a sustentabilidade ambiental. Estes números são porventura resultado da aposta que coletivamente temos vindo a fazer, com investimentos em projetos de energias renováveis e medidas de eficiência energética, e que está a dar frutos. Estamos empenhados em continuar a trabalhar neste desígnio, para tornar Guimarães um exemplo a seguir em matéria de sustentabilidade energética e de neutralidade climática”.

A produção própria de eletricidade para abastecer diretamente uma instalação de consumo, seja em ambiente residencial ou empresarial, tem vindo a crescer em todo o país, com um aumento significativo em 2022. A plataforma, lançada pela E-Redes no final do ano passado, disponibiliza dados sobre adesão ao autoconsumo por município, permitindo a identificação de Guimarães como líder neste segmento.

Os dados completos da E-Redes podem ser consultados a partir do seu portal Open Data, que está em atualização contínua.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES