Terça-feira, Janeiro 18, 2022
7.7 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães celebra centenário do Vitória SC com concursos nas escolas

Guimarães celebra centenário do Vitória SC com concursos nas escolas

© CM Guimarães

O Centenário do Vitória Sport Clube (1922–2022) vai ser comemorado com concursos de caricaturas, de cartoons e de texto nas escolas de Guimarães onde serão premiados os trabalhos contemplados.

As iniciativas têm como objetivo uma educação inclusiva e participativa, onde as crianças do ensino básico e secundário de Guimarães são convidadas a participar nestas celebrações sob o lema “Vitória, Vitória, eu continuo a tua história”. 

A apresentação deste programa decorreu esta manhã de terça-feira na EB2,3 de Caldas das Taipas, marcando as comemorações do “Dia Internacional da Cidade Educadora”. Todas as crianças são convidadas a participarem no Concurso de Caricaturas e Cartoons e no Concurso de Textos.

“Desenvolvemos atividades por todas as escolas do concelho no sentido de contribuir para uma educação mais participativa, mais inclusiva, e que não deixa ninguém ficar para trás. Há um grande orgulho de todo o concelho no Vitória e queremos que o Vitória continue ainda mais forte nos próximos cem anos, contando com a participação das nossas crianças na construção do futuro deste grande clube”, explicou a vereadora da Educação da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, que reforçou ainda o facto de se comemorar o Dia Internacional das Cidades Educadoras e que Guimarães continua a cumprir o seu papel de Cidade Educadora.

Em representação da Comissão do Centenário do Vitória SC, Miguel Salazar sublinhou que estas iniciativas visam “cumprir o papel social do Vitória na interação com a comunidade escolar”. 

O concurso de caricaturas está dividido em três temas, com o objetivo de executar trabalhos/caricaturas de elementos ligados ao clube. O segundo tema é o “Desportivismo” e o terceiro tema é dirigido para os adeptos sob o lema “Somos Únicos”, aberto a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário. 

O Concurso de Textos está direcionado para a comunidade escolar, através de um texto narrativo (1.º Ciclo – alunos do 3.º e 4.º anos), texto em prosa (2.º ciclo), texto poético (3.º ciclo) e texto expositivo subordinado ao tema “Ética no Desporto” (Ensino Secundário). Estão definidos prémios para os trabalhos contemplados, desde visitas ao Estádio D. Afonso Henriques, conversas com jogadores, bilhetes para assistirem aos jogos e camisolas do Vitória SC para os vencedores das várias modalidades.

A rematar esta sessão, o presidente do Vitória SC, Miguel Pinto Lisboa, salientou que o clube “deve lançar as bases para um Vitória ainda mais forte no futuro”, considerando que “é fundamental a ligação aos mais novos”. Miguel Pinto Lisboa realçou que “somos únicos pela ligação que temos à comunidade e a todo o concelho, porque no concelho sentimos o Vitória como nosso e queremos cimentar esta ligação entre o Vitória e a comunidade escolar, neste marco histórico que é a celebração do Centenário”, referiu.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS