Decorreu, na tarde desta segunda-feira, na Sala de Conferências do CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, a primeira reunião do Conselho Consultivo do Turismo de Guimarães. Na sessão, que contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, e de Paulo Lopes Silva, vereador, foi apresentado o processo de certificação de Guimarães como Destino Turístico Sustentável.
Na sua intervenção, Domingos Bragança reconheceu “o importante papel do Turismo na economia do concelho, bem como a importância da certificação de Guimarães enquanto Destino Turístico Sustentável, contribuindo para os objetivos de ser Capital Verde Europeia”.
O edil referiu “a necessidade da humanidade se unir em torno da transição ecológica, de reduzir a pegada ecológica na medida de uma cidade um só planeta”. “Estamos empenhados no desenvolvimento sustentável do nosso território” e em continuar a ter em Guimarães “um exemplo a ser seguido por outros territórios”. “Se em Guimarães cuidarmos do nosso território como cuidamos da nossa casa, conseguimos que quem nos visite não só goste de cá vir e se sinta confortável, como também se preocupe em cuidar e proteger como Guimarães, cuida e protege”, referiu o autarca.
Por sua vez, Paulo Lopes Silva, defendeu esta certificação como “estratégica para a promoção do território e a sua capacidade de atração” de visitantes, considerando importante a “participação do Conselho Municipal do Turismo de Guimarães na adequação dos objetivos verdes com a realidade do território. Assim, “com a colaboração do Conselho consultivo, esperamos reforçar o posicionamento de Guimarães como um destino de excelência, capaz de oferecer experiências únicas e diferenciadas aos seus visitantes”.
Jorge Costa e João Gomes, representantes da IPDT – Turismo e Consultoria, entidade especialista no desenvolvimento de planos estratégicos e de marketing turístico, estratégias de comunicação e promoção turística, processos de certificação de sustentabilidade para o turismo e produção de informação turística, apresentaram o processo de certificação do Destino Turístico Sustentável.