Sábado, Abril 27, 2024
11.7 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães: Arrancou requalificação do muro de Contenção da Escola Básica de Vieite

Guimarães: Arrancou requalificação do muro de Contenção da Escola Básica de Vieite

© CM Guimarães

Teve início, no dia 13 de dezembro, a requalificação do muro de contenção da Escola Básica de Vieite, em Sande São Clemente, Guimarães. A obra, com o custo de 88.212,15 euros, tem a conclusão prevista para março de 2024 e está a cargo da Construções Pardais – Irmãos Monteiros, Lda. O projeto, foi realizado pela Alcepi Engenharia.

A requalificação passa pela restituição da sua condição inicial, implicando a desmontagem e reconstrução de parte do muro de alvenaria de granito, com a adição de uma viga de betão armado na sua crista para redistribuição de cargas, mantendo o talude existente. Na face posterior, está previsto o reforço com a execução de um pedrapleno para fortalecimento do terreno na área.

Num ponto específico, próximo ao canto nordeste do edifício da escola, será realizada uma contenção usando perfis metálicos cravados no solo e uma cortina de betão. Esta cortina, materializada numa viga de betão armado apoiada em poços de aduelas preenchidas com betão ciclópico, além de atuar por atrito lateral, transmitirá cargas verticais ligeiras em profundidade, reduzindo significativamente a carga sobre o muro.

Como parte do processo, serão aplicados módulos de gabião sobre o muro, permitindo a circulação pedonal em redor da escola. Esta intervenção, essencial para a segurança e estabilidade estrutural da Escola Básica de Vieite, está em curso para assegurar um ambiente escolar seguro e funcional para toda a comunidade educativa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES