Guimarães apresenta estratégia de Inteligência Urbana
Domingo , Novembro 29 2020 Periodicidade Diária nº 2650
Principal / Região / Guimarães / Guimarães apresenta estratégia de Inteligência Urbana

Guimarães apresenta estratégia de Inteligência Urbana

O Município de Guimarães apresentou a estratégia de Inteligência Urbana na sessão “Sustainability & Innovation Portugal”, integrado na 18ª Semana Europeia das Regiões e Cidades.

Com a participação da Comissária Europeia Elisa Ferreira, do Administrador da AICEP, João Dias e moderado por Miguel de Castro Neto, as cidades de Guimarães, Beja, Cascais, Seia e Seixal foram convidadas a apresentar as boas práticas e soluções urbanas inovadoras na área de inteligência urbana e sistemas inteligentes.

A participação de Guimarães resultou de um convite da Secretaria de Estado da Internacionalização, tendo por base a estratégia que tem vindo a ser implementada pela autarquia, no domínio da governação, sistemas inteligentes, economia, mobilidade, turismo, energia e ambiente e serviços ao cidadão. São exemplos disso o projeto piloto de Monitorização de Lugares de Parqueamento, Bilhética Integrada, Quiosque Eletrónico, as iniciativas I9IN e Urbact Cities4CSR – Responsabilidade Social das Empresas, monitorização ambiental, disponibilização de serviços digitais ao cidadão e a aposta nos dados abertos com a implementação da plataforma de inteligência urbana e a instalação do Ponto de Acesso a Dados do Minho – MAP, entre outros.

A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios (#EURegionsWeek) é o maior evento anual dedicado à política regional, que reúne regiões e municípios de toda a Europa, por forma a divulgar as boas práticas implementadas para melhorar a vida quotidiana dos cidadãos.