Sábado, Setembro 18, 2021
17.2 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães aposta na promoção da Enogastronomia

Guimarães aposta na promoção da Enogastronomia

CM Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães está a promover sessões de qualificação, inovação e capacitação em domínios chave dos principais recursos produtivos do concelho.

Através da Divisão de Turismo, será elaborado um caderno de referenciais dos principais produtos locais, assim como das receitas mais emblemáticas da região, no âmbito do projeto que enquadra-se no contexto da atribuição do galardão “Minho Região Europeia da Gastronomia”, ao qual foi submetida a candidatura conjunta do Consórcio Minho Inovação – CIM’s Ave, Cávado e Alto Minho – ao Programa Operacional Norte 2020 e irá permitir selecionar um conjunto de recursos e produtos, tendo em vista a sua valorização e promoção.

Segundo Sofia Ferreira, vereadora do Turismo da Câmara de Guimarães, a promoção do destino deve caracterizar “aquilo que somos e o que temos para oferecer” sublinhando que a “sustentabilidade é uma área importante e transversal” que importa reforçar em termos de estratégia turística

“O trabalho que estamos a fazer visa qualificar a oferta e associar o conceito de sustentabilidade para posicionar Guimarães em segmentos que são cada vez mais procurados. Guimarães é um destino turístico de enorme relevância no segmento cultural, histórico e patrimonial, mas o setor do turismo é muito dinâmico. Hoje, mais do que nunca, existem desafios que levam a diversificar a nossa oferta turística, como a área da saúde e bem-estar, da sustentabilidade e natureza”, salientou Sofia Ferreira.

A vereadora deu conta do trabalho feito para “diversificar a oferta” indo ao encontro do perfil do novo turista e das novas tendências do mercado. “Hoje em dia, as pessoas procuram destinos que garantem segurança, tranquilidade e este projeto é mais um exemplo que estamos a implementar para colocar Guimarães enquanto um destino de excelência e que se afirma pela sustentabilidade e a qualificação dos nossos recursos”, salientou a vereadora da Câmara de Guimarães.

Este projeto envolve um conjunto de empresas, instituições e personalidades locais, com o objetivo de envolver toda a comunidade num posicionamento estratégico para a enogastronomia local, através de ações de qualificação e inovação.

Esta sexta-feira decorreu um wokshop sob o tema “A sustentabilidade começa na Cozinha” com a participação da Chef Liliana Duarte (Restaurante Cor de Tangerina) e o Chef António Loureiro (Restaurante A Cozinha), moderado por Rafael Oliveira (CEO Feel Agency).

Estão já programadas novas ações, a realizar no Mercado Municipal (18 de junho) e ainda workshops destinados aos restaurantes e produtores locais.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS