
O festival que mede temperatura da música portuguesa do amanhã vai passar por Guimarães no próximo dia 23 de março, às 18:00, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, com entrada gratuita. O concerto de Filipe Furtado será o culminar de um final de tarde de altas temperaturas.
Chat GRP, Polivalente e Criatura-dança são os nomes selecionados para uma das oito eliminatórias previstas para a 28ª edição do Festival Termómetro. Guimarães irá acolher o segundo momento das provas anuais de música do festival criado pelo apresentador e locutor da Antena 3 Fernando Alvim.
O Festival Termómetro é uma mostra anual de bandas emergentes, um festival que tem participação aberta a todas as bandas ou músicos, nacionais ou estrangeiros, tenham ou não contrato discográfico, tenham ou não discos editados. Criado em 1994, o Festival Termómetro tem um histórico considerável. Vencendo-o ou não, foi neste festival que muitas bandas e artistas se revelaram ao mundo.
Entre as estrelas que passaram pelos palcos do Termómetro, destaque para os projetos Ornatos Violeta, Capicua, Noiserv, Ana Bacalhau e, muito recentemente, os vimaranenses Tyroliro, vencedores da edição de 2022 do Festival Termómetro. A grande final do festival de 2025 vai acontecer em Lisboa, no dia 17 de maio.