Terça-feira, Março 19, 2024
14.5 C
Braga
spot_img
RegiãoGuimarãesGuimarães abre procedimento para execução da obra da nova centralidade em Serzedelo
spot_img

Guimarães abre procedimento para execução da obra da nova centralidade em Serzedelo

CM Guimarães

Está definido o projeto de requalificação urbana da área do centro da Vila de Serzedelo, em Guimarães, cuja obra, conforme calendário previsto, iniciar-se-á no último trimestre deste ano, depois de aprovada a abertura do procedimento de concurso para a empreitada, na última reunião de Câmara.

O projeto prevê a requalificação da zona envolvente ao cemitério, rua da Eirinha e via de acesso à autoestrada, estimando-se que o respetivo preço contratual não deverá exceder 2.199.619,66 euros, mais IVA.

A execução da obra terá início na rua da Eirinha (EN310) e Via de acesso à auto-estrada (A7), seguindo-se a requalificação da zona envolvente ao cemitério e Capela do Senhor do Calvário.

Esta intervenção pretende requalificar o centro cívico da Vila, na área a envolvente da Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, edifício religioso classificado como Monumento Nacional, cuja envolvente mais próxima é classificada como Zona Especial de Proteção. Pretende-se com esta intervenção dignificar a envolvente da igreja e cemitério, através da requalificação de passeios, com materiais nobres, como o granito da região. É implementada uma Zona 30, na área confrontante entre a envolvente da Igreja Stª Cristina e o cemitério, que forçará a redução de velocidade automóvel, priorizando-se o peão e a sua segurança.

A requalificação da zona envolvente ao cemitério contempla o reperfilamento do piso, manutenção de alguns lugares de estacionamento automóvel, dignificar o espaço pedonal junto à escadaria da Capela do Senhor do Calvário, e sua envolvente, concebendo um espaço com árvores, de várias espécies, dotando-o ainda de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. Será requalificada a estrada 310, com a criação de rotunda, o reperfilamento e beneficiação do acesso à autoestrada.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES