Segunda-feira, Abril 21, 2025
12.8 C
Braga
BragaGrupo Folclórico da Universidade do Minho promove o "Canto a Vozes"

Grupo Folclórico da Universidade do Minho promove o “Canto a Vozes”

© GFUM

O Grupo Folclórico da Universidade do Minho apresentou o concerto “Do nome à cantiga”, dedicado às polifonias tradicionais minhotas, com foco nas cantigas com nomes próprios, bem visíveis nos vários cancioneiros populares da região.

Estas cantigas tradicionais de nomes, trazidas à contemporaneidade, visam a valorização do “Canto a Vozes” e da criação artística, num concerto que decorreu no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada e no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras.

O público foi convidado a integrar o espetáculo, conhecendo de perto a indumentária tradicional e algumas destas cantigas: “é uma forma de tornar este património ainda mais vivo e dar-lhes novos contextos”, segundo André Marcos, diretor técnico do GFUM.

A Pátio Bravo e a Rota do Românico são promotores deste ciclo de concertos “Do Nome à Cantiga”, que vai continuar a circular por vários locais desta rota, unindo o património edificado, com o património imaterial, em particular o “Canto a Vozes”, recentemente reconhecido como Património Cultural Imaterial Nacional. Integrado nas ações de salvaguarda e valorização deste património, estes eventos reforçam o compromisso com a preservação desta expressão artística, agora em vias de reconhecimento pela UNESCO como Património da Humanidade.

Estes concertos contam com o apoio da República Portuguesa / Direção Geral das Artes, da Antena 2 e da ARCUM – Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES