Estão abertas até 22 de julho as candidaturas ao Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga.
Este prémio, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Estão abertas até 22 de julho as candidaturas ao Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga., destina-se a galardoar uma obra em português e de autor português, no domínio da Literatura de Viagens, publicada no ano 2021 e em 1.ª edição. O valor do Grande Prémio, a cujo concurso não são admitidas obras póstumas, é de 12.500 euros.
Recorde-se que, no âmbito das Comemorações do Centenário de Maria Ondina Braga, foi recentemente apresentado I Volume das Obras Completas de Maria Ondina Braga, editado pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, numa edição com o apoio do Município de Braga.
Este volume reúne o conjunto de três livros notáveis, as suas conhecidas e apreciadas narrativas autoficcionais ou biografia romanceada (Estátua de Sal, Passagem do Cabo e Vidas Vencidas), levando ao encontro do leitor de hoje a obra de Maria Ondina Braga de há muito esgotada no mercado editorial português.
A edição das Obras Completas será constituída por 7 volumes, com coordenação de Isabel Cristina Mateus e Cândido Oliveira Martins. Periodicamente, a edição de cada volume será confiada a um investigador de uma equipa de ensaístas da obra literária ondiniana. Indisponível hoje nas livrarias, a edição da obra de Maria Ondina Braga é a maior homenagem que podemos prestar à escritora, entre muitas outras iniciativas que preenchem o Programa de celebração do Centenário do seu nascimento, em Braga.
Cândido Oliveira Martins é o editor responsável por este primeiro volume que permite agora ao leitor contemporâneo descobrir a escritora mais cosmopolita da literatura em língua portuguesa do século XX, um percurso multicultural único e uma voz pioneira na afirmação de uma escrita no feminino, anterior à sua polémica irrupção nas vésperas de Abril.
Este livro será reapresentado no dia 9 de julho, pelas 21:00, na Feira do Livro de Braga, pelos coordenadores desta edição, nomeadamente José Cândido de Oliveira Martins e Isabel Cristina Mateus.
Também na Feira do Livro, no dia 14 de julho, às 21:00, estreará o filme documentário, especialmente encomendado pelo Município de Braga, para as Comemorações Centenárias de Maria Ondina Braga, com o título “O que vêem os anjos”, com autoria de José Miguel Braga e com realização de Tiago Fernandes.