Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoGandarela de Basto celebrou 21 anos de elevação a vila

Gandarela de Basto celebrou 21 anos de elevação a vila

© CM Celorico de Basto

Gandarela de Basto, vila do concelho de Celorico de Basto, celebrou, no dia 24 de abril, 21 anos de elevação a vila.

As celebrações iniciaram no dia 23 com um concerto dos Omnis, nos jardins de Gandarela e culminaram no domingo com a celebração de uma eucaristia na igreja da Nossa Senhora da Oliveira presidida pelo Arcipreste de Celorico de Basto, Padre Albano Costa.

Estas celebrações procuraram recordar um momento histórico na elevação de Gandarela a Vila e mostrar o seu crescimento desde então.

Para o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “hoje celebramos um momento importante para as gentes de Gandarela mas também para o concelho de Celorico de Basto. A vila de Gandarela é um importante núcleo urbano que tem sabido aproveitar as oportunidades de crescimento com a atração e fixação de emprego, serviços e entidades que olham para esta terra como um centro próximo e com capacidade para crescer e permitir o crescimento de quem aqui se fixa”.

O autarca mostra-se satisfeito com os agentes políticos locais também eles “fundamentais para atrair para esta vila o progresso e o desenvolvimento”. O autarca observou também que “é intenção, no futuro, que esta data seja celebrada de forma festiva e represente um momento para recordar o passado, refletir no presente e projetar o futuro, desta vila de Gandarela, importante polo urbano e centro difusor de serviços”.

A vila de Gandarela localiza-se em duas freguesias, na freguesia de Basto S. Clemente e na freguesia de Ribas e, segundo o presidente da junta de freguesia de Basto S. Clemente, Daniel Meireles, “são duas freguesia unidas pela vila e que se relacionam da melhor forma e que lutam, em uníssono, para atrair investimento e desenvolvimento para a vila e consequentemente para as respetivas freguesias. Esta é a celebração de uma data importante pela simbologia mas também pela responsabilidade, são 21 anos marcantes em vários sentidos e visíveis pela forma como a mesma cresceu”.

Também José Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Ribas, observou tratar-se de uma “referência à história à nossa vila. Durante 21 anos sentimos e percecionamos o crescimento da vila de Gandarela, foi um crescimento alinhado com as necessidades das nossas gentes e que se caracterizou pelo aumento substancial de empresas e serviços mas também com a criação de uma rede viária estruturante e capaz de atrair a esta vila maior investimento e consequente prosperidade”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS