Terça-feira, Outubro 26, 2021
13.6 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosGalo de Barcelos em destaque no NorteShopping

Galo de Barcelos em destaque no NorteShopping

© CM Barcelos

De 11 a 17 de outubro, o Norte Shopping, no Porto, recebe a exposição “O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos – Storytelling”, onde o Galo de Barcelos estará em destaque.

A exposição é composta por oito peças, sendo uma delas gigante e, além de exibir e promover a criatividade e a qualidade dos mestres artesãos locais em várias produções, a iniciativa pretende enquadrar o artesanato de Barcelos em contextos diferentes e para outros públicos.

O Galo de Barcelos é uma das mais reconhecidas figuras nacionais sendo, simultaneamente, uma das principais produções do artesanato de Barcelos. Mas esta peça já não se resume apenas ao galo de barro, permitindo-se a diversas expressões criativas, de diferentes áreas do artesanato e da arte contemporânea. É por isso que a exposição itinerante “O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos – storytelling” tem como objetivo reunir peças de várias dimensões e materiais criadas por artesãos de Barcelos de diferentes áreas – desde o barro às madeiras, passando pelo ferro e seus derivados, ou mesmo materiais mais contemporâneos como a pasta de papel – proporcionando-lhes liberdade criativa e permitindo abordagens totalmente distintas.

Esta exposição retrata o Galo de Barcelos, não apenas como uma peça de artesanato, mas acima de tudo como um ícone diferenciador e representativo da diversidade cultural e criativa do nosso país, como sendo criativo único no mundo para modelar e reinventar materiais e transformá-los em obras de arte. Por esta razão, a UNESCO distingue a comunidade de Barcelos pela sua criatividade, tendo-lhe atribuído o título de Cidade Criativa em 2017.

Esta ação faz parte do “Cultura no Centro”, o projeto da Sonae Sierra que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais de âmbito cultural.

Esta não é a primeira vez que o artesanato barcelense está em destaque nos espaços comerciais. De julho e até setembro, houve a oportunidade de apreciar o artesanato de Barcelos em Viana do Castelo, Coimbra, Guimarães e Braga.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS