Quarta-feira, Maio 5, 2021
18.9 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosGalo de Barcelos distinguido no Prémio Cinco Estrelas Regiões

Galo de Barcelos distinguido no Prémio Cinco Estrelas Regiões

CM Barcelos

O Galo de Barcelos é um dos vencedores da quarta edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de Artesanato.

O “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões, nomeadamente os 18 distritos e as 2 regiões autónomas, ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, assim como premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

O galardão baseia-se no conceito e metodologia de avaliação do Prémio Cinco Estrelas. Envolveu este ano a participação de 346.000 portugueses.

O lendário Galo de Barcelos é um ícone da região que advém da lenda popular que transporta Barcelos à época medieval, e que conta a epopeia de um peregrino a caminho de Santiago de Compostela, que foi salvo miraculosamente da forca, graças a Santiago, quando o cantar de um galo se fez ouvir de forma surpreendente.

O Galo de Barcelos transforma-se num símbolo do turismo nacional e ícone de identidade de uma nação, tornando-se numa presença constante em certames e eventos promocionais. Aparece como imagem principal dos cartazes turísticos que promovem o Portugal do folclore, das tradições, das paisagens verdes, do sol e praia e da hospitalidade das suas gentes. É também garrido e colorido, multifacetado no porte e nas formas, testemunho do Portugal das diferenças culturais e da variedade etnográfica.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS