Quinta-feira, Março 28, 2024
10.6 C
Braga
spot_img
BragaGaleria de Arte do Altice Forum Braga integra Rede Portuguesa de Arte...
spot_img

Galeria de Arte do Altice Forum Braga integra Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

© InvestBraga

A Galeria de Arte do Altice Forum Braga, espaço expositivo que abriu em 2018 pela mão da InvestBraga, faz parte da primeira lista de 66 equipamentos que vão integrar a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. Esta iniciativa tem por objetivo valorizar e ampliar o acesso e divulgação deste tipo de trabalhos artísticos, mas também promover atividades em rede.

“Será uma oportunidade para apostarmos na descentralização, estabelecendo sinergias entre colecionadores, programadores e curadores. Ao mesmo tempo, poderemos chegar mais longe na promoção e divulgação das mostras que passam pela galeria”, refere Guilherme Braga da Cruz, que divide a curadoria da galeria de arte com Duarte Sequeira.

Segundo a DGARTES, a integração do Forum Arte Parte na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea vai permitir, “previsivelmente em abril”, concorrer a linhas de apoio, na ordem dos dois milhões de euros, destinadas a projetos de coorganização e circulação de exposições, de mediação e de formação.

“É uma excelente notícia para a InvestBraga, que quer continuar a apoiar um espaço de referência na região, no que toca a novas formas de expressão artística como é a arte contemporânea. É, também, um sinal do bom trabalho que está a ser feito pela equipa que dá vida ao espaço”, sublinha o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, regozijando-se por a DGARTES ter reconhecido que o Forum Arte Braga “assegura um acesso público regular, atividades de mediação de públicos e uma programação cultural própria”.

Segundo o despachado do organismo governamental, a galeria de arte instalada no Altice Forum Braga “garante que a sua atividade principal não é de natureza lucrativa, que dispõe de um orçamento de funcionamento, das condições técnicas necessárias à produção de exposições e salvaguarda de património, próprio ou em depósito, assim como detém um espaço adequado à sua respetiva tipologia, dimensão, capacidade técnica e estratégia programática, cumprindo os critérios de segurança, acolhimento e acessibilidade exigidos”.

No global, a primeira lista da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea integra 66 equipamentos, que estão dispersos por 36 concelhos em Portugal Continental e Regiões Autónomas, nomeadamente 6 no Alentejo, 3 no Algarve, 16 na Área Metropolitana de Lisboa, 14 na Região Centro, 24 no Norte, dois na Região Autónoma da Madeira e um na Região Autónoma dos Açores.

“Como o Design Soa”

Atualmente, o Forum Arte Braga está de portas abertas com a exposição “Como o Design Soa”, uma mostra onde o som, aliado ao design e poesia, é protagonista. Com curadoria de Carla Carbone, o trabalho que reúne duas dezenas de artistas pretende ser um corolário de emoções, e de experiências sensoriais reverberam para uma experiência a várias mãos e a múltiplas tonalidades. A exposição é de entrada gratuita e está disponível até 12 de março.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES