Sábado, Setembro 14, 2024
22.6 C
Braga
RegiãoBarcelosGala do Artesanato de Barcelos distingue Manuel Macedo com Prémio Carreira

Gala do Artesanato de Barcelos distingue Manuel Macedo com Prémio Carreira

Vários artesãos de Barcelos foram distinguidos este domingo.

© CM Barcelos

“Dignificar, reconhecer, agradecer e homenagear todos os artesãos de Barcelos” é o propósito da Gala do Artesanato, nas palavras do presidente Mário Constantino Lopes, que encerrou este domingo a 41.ª edição da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, no Parque da Cidade. O artesão Manuel Macedo foi distinguido com o Prémio Carreira, prémio que condecora uma personalidade do artesanato que dedicou a sua vida profissional a esta arte, contribuindo para o seu enriquecimento.

Na categoria Revelação, Boaventura Pereira venceu o Prémio Revelação Artesanato Contemporâneo, enquanto António Ramalho arrecadou o Prémio Revelação Artesanato Tradicional.

No que respeita ao Prémio Inovação, o 1.º lugar coube ao artesão Daniel Alonso; na 2.ª posição ficou a artesã Rosália Abreu; e o 3.º posto foi para o artesão Pinha. Para além dos vencedores, o júri, composto por Teresa Costa e Diana Barbosa, da ADERE CERTIFICA, e por Karine Pascual, da Associação Espanhola de Profissionais de Cerâmica, entendeu também destacar com Menções Honrosas as peças dos artesãos Eduardo Pias, Glória de Araújo e Rosa Cristiana de Sá.

Quanto ao Prémio do Melhor Stand, Rosa Cristiana de Sá arrecadou o 1.º lugar, seguido de Hélder Ferreira, com o 2.º lugar, e, na 3.ª posição, ficou Maria Kabaça.

Foram também homenageados, a título póstumo, três mestres do artesanato nacional: Fernando Morgado, Júlio Alonso e Joaquim Miranda. “Homens que marcaram o tempo, e com as suas mãos e criatividade modelaram histórias, vidas, contextos, emoções e o quotidiano barcelense ao longo de décadas. Nomes maiores que elevaram de forma categórica o nome de Barcelos em Portugal e no mundo”, refere a Câmara de Barcelos.

Esta gala juntou o cancioneiro português e a filarmonia das últimas décadas, com a participação do Maestro Alfredo Macedo e da sua orquestra, composta por músicos barcelenses, e também com as vozes de Débora Faria e Sofia Pereira, e ainda os bailarinos Donald Mind e Inês Fortuna.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES