A Fundação do Futebol-Liga Portugal, no âmbito das ações de cariz social promovidas durante a última edição da Final Four Allianz CUP, assegurou 123 visitas e tratamentos a 38 crianças abrangidas pelos Cuidados Domiciliários Pediátricos da Fundação do Gil.
Este é um projeto desenvolvido em articulação com seis hospitais – dois da região do Porto e quatro da Grande Lisboa – que permite a crianças com doenças crónicas, raras ou degenerativas receberem tratamento/acompanhamento nas suas casas. A continuidade da prestação de cuidados de saúde pediátricos no domicílio pode evitar internamentos desnecessários e prevenir, na origem, a degradação psicossocial da criança e da família.
Assente numa abordagem multidisciplinar, as equipas de Cuidados Domiciliários Pediátricos da Fundação do Gil aumentam os níveis de conforto, controlam sintomas e administram as terapêuticas necessárias num ambiente mais protegido e adaptado à criança doente.
Recorde-se, que durante a Final Four, algumas crianças cuidadas pela Fundação do Gil puderam, ainda que de forma digital, interagir e viver os bastidores da prova cuja bola teve ainda a particularidade de conter desenhos nos seus gomos da autoria de miúdos desta instituição.
A verba angariada na competição permitiu, assim, que 38 crianças e suas famílias pudessem continuar a receber um vital apoio médico, social e o inerente carinho das fisioterapeutas da Fundação do Gil, quase tão importante quanto os cuidados clínicos.