A Rua dos Combatentes, na freguesia de Dume, em Braga, voltou a ser alvo de várias descargas de lixo. O local já foi assinalado pelo Executivo da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, tendo a AGERE e o Município de Braga terem procedido à limpeza, mas as descargas de lixo continuam a ser recorrentes.
Francisco Silva, presidente desta União, condena esta ação, referindo que os autores destas descargas fazem-no “no silêncio da noite”. “Estas descargas são efetuadas no silêncio da noite, o que só demonstra uma falta de civismo por parte destes autores. Há vários locais na União de Freguesias que são alvo destas descargas ilegais. Isto é um verdadeiro atentado ambiental. Temos feito campanhas de sensibilização e identificámos os locais onde a AGERE e o Município se Braga procederam à limpeza, mas infelizmente voltámos a encontrar lixo nestes mesmos locais”, salientou o presidente.
O autarca tem vindo a sensibilizar a população para que contacte a AGERE que recolhe gratuitamente este tipo de lixo. “Peço à população para que contacte a AGERE para que possa recolher o lixo gratuitamente e não o depositar nestes locais, e evitar, assim, de poluir o nosso meio ambiente. Também deixo o apelo à população para que esteja atenta e que possa denunciar os autores destas descargas com o registo das matrículas e a recolha de imagens para identificar os autores e denunciar às autoridades”, apelou Francisco Silva.
Recorde-se que a Rua dos Combatentes foi alvo de descargas há três semanas, tendo sido denunciada por um ambientalista bracarense numa ação de Plogging.