Fotógrafo bracarense regista lontra no Rio Este
Quinta-feira , Agosto 13 2020 Periodicidade Diária nº 2542
Principal / Notícias / Fotógrafo bracarense regista lontra no Rio Este

Fotógrafo bracarense regista lontra no Rio Este

Foto: João Ferreira

Um fotógrafo bracarense registou há uma semana uma lontra no Rio Este. João Ferreira encontra-se a desenvolver um projeto para o Município de Braga, tendo como mentor Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, e foi apanhado de surpresa quando avistou o mamífero. “Confesso que as primeiras vezes que me falaram em lontras no Rio Este, desconfiei, uma vez que é muito perto da área mais urbana e povoada. Não me parecia provável, mas o que é facto é que elas lá estão. A vida encontra sempre um caminho”, confessou o fotógrafo.

Mesmo com a presença pouco habitual da lontra, João Ferreira apelou que o Rio Este continua bastante poluído. “No leito e nas margens sobressaem os plásticos, pneus, lixo variado e as descargas criminosas poluentes que continuam a serem frequentes por várias indústrias que o ladeiam”, denunciou.

O fotógrafo apelou ainda à consciencialização da comunidade para travar a poluição dos rios e permitir que estes animais sobrevivam. “Enquanto bracarense, cabe-nos fazer o nosso papel para podermos usufruir da presença destes vizinhos, continuar a melhorar o seu habitat, sermos mais conscienciosos nas nossas escolhas, denunciar o que está mal e apoiar o que está bem”, finalizou.