Fonte emblemática de Braga vira depósito de lixo
Sábado , Setembro 19 2020 Periodicidade Diária nº 2579
Principal / Notícias / Fonte emblemática de Braga vira depósito de lixo

Fonte emblemática de Braga vira depósito de lixo

Fotos: Carlos Dobeira

A emblemática Fonte do Pelicano, localizada na Praça do Município, em Braga, virou um depósito de lixo fruto dos convívios noturnos ali realizados.

A denúncia foi feita por Carlos Dobreira, ambientalista bracarense, que encontrou o local repleto de resíduos. “É um cenário desolador que se observa num dos espaços mais nobres da cidade. Hoje o tanque quadrilobado da Fonte do Pelicano apresenta uma água suja com cheiro a urina e resíduos recicláveis a boiar na água, desde copos de plástico, latas de sumo, garrafas de vidro, estilhaços, assim como batons e beatas de cigarro”, denunciou o ambientalista.

A Fonte do Pelicano, de estilo maneirista-joanina, é da autoria de Marcelino de Araújo e foi construída entre 1754 e 1756. Inicialmente estava situada nos jardins do Paço Arquiepiscopal, tendo sido mudada posteriormente para o Parque da Ponte e, por fim, para a Praça do Município no tempo da presidência  de Viriato Nunes.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.