O Financial Times destacou Braga como “melhor cidade do futuro” na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com menos de 200 mil habitantes.
Esta é a terceira vez que Braga surge no ranking da revista FDI, “European Cities and Regions of the Future – the Best and the brightest among Europe investments destination”. Depois do quinto lugar alcançado neste mesmo ranking, em 2022, Braga consegue, para 2023, subir cinco posições e chegar ao pódio, em igualdade com Wolverhampton.
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, esta distinção comprova “o êxito do trabalho desenvolvido pela InvestBraga, no apoio a empresários locais, mas também na captação de investimento para o Concelho”.
“Chegar ao topo deste ranking mostra, também, a importância do trabalho de promoção externa que temos desenvolvido, por exemplo, através dos nossos embaixadores empresariais”, destaca o Autarca.
Tal como no ranking do último ano, também agora Braga é um dos destaques do suplemento da revista FDi, contando com uma página dedicada à promoção das condições que a cidade oferece às empresas e ao talento.
“Esta distinção vem comprovar a relevância do concelho na Europa. Ao mesmo tempo, é um reconhecimento que irá, com certeza, atrair novos negócios para a nossa região”, sublinha o administrador da InvestBraga, Carlos Silva, convencido de que o feito poderá ser repetido no futuro.
O ranking agora divulgado dá relevância, ainda, a mais duas cidades portuguesas. Porto alcançou a primeira posição na categoria de cidades de grande dimensão. Lisboa aparece na quinta posição na categoria de capital humano e estilo de vida.
Barcelona, em Espanha, foi considerada a melhor cidade de futuro, no que respeita a cidades com mais de 750 mil habitantes, enquanto Limerick, na Irlanda, ficou em primeiro lugar no que toca a microcidades.