
Filipe Aguiar, candidato do Chega à Câmara de Braga, quer mudar o estado dos passeios para transformar a mobilidade pedonal na cidade.
O candidato refere que “ainda ontem, a Dona Maria, residente há décadas na Praça do Contestável, tropeçou numa laje solta e caiu. Mais do que as escoriações, fica reforçado do medo de circular nos passeios da sua própria rua. Esta não é uma exceção: todos conhecemos alguém que já tropeçou, caiu ou simplesmente sente que caminhar em Braga muitas vezes se assemelha a uma prova de obstáculos”.
“O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável prometeu dar prioridade ao peão, mas a realidade mostra que pouco mudou. Fala-se muito em bicicleta, na linha ‘única’ do BRT e muito pouco na base primordial da mobilidade urbana. O CHEGA defende uma Braga onde ninguém tenha de abdicar da liberdade e do prazer de andar a pé. É tempo de mudar o estado dos passeios para transformar, de facto, a mobilidade pedonal em Braga — porque todos somos, antes de tudo, peões”, sustenta o candidato.
Para Filipe Aguiar “não basta mudar, é necessário transformar Braga numa cidade mais segura”.