Filigrana da Póvoa de Lanhoso é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular
Quinta-feira , Dezembro 3 2020 Periodicidade Diária nº 2654
Principal / Cultura / Filigrana da Póvoa de Lanhoso é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Filigrana da Póvoa de Lanhoso é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Filigrana da Póvoa de Lanhoso é um dos patrimónios finalistas regionais às 7 Maravilhas da Cultura Popular, num total de 7 Patrimónios por distrito ou região autónoma.

Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, disse que “estamos todos de parabéns. A Filigrana é mais que um património local, é um símbolo do nosso país. Temos muito trabalho a fazer a partir de agora para a promoção e divulgação desta arte, na qual os nossos artesãos são mestres, pelo que vamos ter de unir esforços para garantir que o nosso património, único em Portugal, seja reconhecido como o vencedor das 7 maravilhas da Cultura Popular”.

A partir do dia 6 de julho, a Póvoa de Lanhoso participa assim, através da Filigrana, nas eliminatórias regionais, transmitidas pela RTP e RTP Internacional, sendo que, no próximo dia 21 de junho, serão igualmente indicados os números de telefone atribuídos a cada património candidato num programa que será igualmente transmitido em direto pela RTP.

Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho e de agosto, a partir dos Municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

O São João de Braga, os Gigantones e Cabeçudos, a Banda Plástica de Barcelos, o Figurado de Barcelos, a Lenda do Galo de Barcelos e os Lenços de Namorados de Vila Verde são os restantes candidatos do distrito de Braga.