Quarta-feira, Junho 12, 2024
24.5 C
Braga
RegiãoBarcelosFigurado de Barcelos chega a Lisboa com loja exclusiva

Figurado de Barcelos chega a Lisboa com loja exclusiva

© CM Barcelos

Foi inaugurada, esta segunda-feira, 6 de setembro, a loja Figurado de Barcelos, em pleno coração de Lisboa. Trata-se da primeira loja dedicada unicamente ao figurado tradicional português. No seu interior, podem ser encontradas, em exclusivo, peças de artesanato dos 18 artesãos de Barcelos com produção certificada em figurado.

Presente na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, exaltou a abertura deste espaço, como “uma excelente oportunidade para alavancar, ainda mais, o artesanato de Barcelos, numa lógica priveligiada e voltada para o turismo e a exportação”.

A loja Figurado de Barcelos está localizada no número 81, da Rua de São Nicolau, na Baixa de Lisboa, “um palco privilegiado onde o artesanato de Barcelos se assume como estandarte do que de mais genuíno o país tem”.

Trata-se de uma iniciativa do Grupo O Valor do Tempo, responsável por outros projetos de valorização, promoção e apresentação de Portugal ao mundo, através dos seus ícones mais distintivos, como a sardinha, as conservas, o pão, o pastel de bacalhau e, agora, o figurado de Barcelos. São 14 as marcas que O Valor do Tempo eternizou em lojas espalhadas por todo o país.

Num hino à tradição e à cultura, a loja Figurado de Barcelos conta com um coreto de significativas dimensões, em posição central, da autoria dos Irmãos Baraça, ladeado por centenas de músicos, minhotas, galos, santos populares, diabos ou cabeçudos. 

A par das peças expostas na loja, o espaço irá acolher também, de forma periódica, os próprios artesãos com figurado certificado, exibindo, simultaneamente, um painel de rua para os homenagear.

À semelhança do figurado, Barcelos é detentor de mais duas produções certificadas: olaria e bordado de crivo.

A abertura da loja Figurado de Barcelos acontece no ano em que o Município viu aprovado o pedido de registo da marca Galo de Barcelos.

Barcelos aderiu, em 2019, à Creative Tourism Network, rede internacional que desenvolve a sua atividade na área do turismo criativo, e recebeu a certificação como Creative Friendly Destination. Barcelos recebeu, também, em 2019, o Prémio Europeu de Destino de Turismo Cultural Sustentável, promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network, e é, ainda, Cidade Criativa da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular, desde 2017.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES