Sábado, Abril 20, 2024
13.9 C
Braga
CulturaFestival "Vai-m’à Banda" regressa a Guimarães para preservar tascas e costumes

Festival “Vai-m’à Banda” regressa a Guimarães para preservar tascas e costumes

© CM Guimarães

O festival Vai-m’à Banda regressa a Guimarães numa versão adaptada à pandemia. Este ano o evento decorre em dois dias (sexta-feira e sábado), cimentando o objetivo de sempre em contribuir para a preservação das tascas e seus costumes, entre o vinho de malga, o bolo com sardinhas e o caldo verde, no convívio com artistas. De modo a cumprir as regras sanitárias e a criar uma experiência segura, cada concerto terá um número limitado de lugares, com bilhetes a levantar horas antes de cada espetáculo na Tasca Expresso, onde tradicionalmente se inicia o certame.

Filipe Sambado, Chinaskee, Maria Reis e Fumo Ninja são os nomes que perfazem o alinhamento desta quarta edição do Vai-m’à Banda no regresso distanciado às tascas da cidade de Guimarães.

Tal como em anos anteriores, serão disponibilizadas pulseiras que garantem acesso à viagem de teleférico para a Penha por apenas 1,5 euros, com número limitado de lugares e mediante levantamento prévio.

Na sexta-feira, 27 de agosto, os bilhetes podem ser levantados na Tasca Expresso entre as 15:00 e as 19:30. No sábado o horário do levantamento dos bilhetes é entre as 15:00 e as 17:00.

PROGRAMA

27 DE AGOSTO, LARGO CONDESSA DO JUNCAL

21:30

Chinaskee é o alter ego musical de Miguel Gomes. Passou por vários nomes e formações até encontrar este novo lar de rock composto por Bernardo Ramos, Inês Matos, Ricardo Oliveira e tons de vermelho. Depois de Malmequeres, o seu primeiro longa-duração lançado em 2017, em 2021 lança Bochechas, recebido favoravelmente pela crítica. Neste novo disco, Chinaskee faz canções a homenagear as guitarras e o rock, e deixa para trás os teclados e toda a psicodelia que definia a banda nos discos anteriores

23:00

Filipe Sambado inaugurou o seu percurso musical em 2012 e conta desde então com três longas-duração, um par de EPs e um sem-número de colaborações como músico, compositor ou produtor em diversos projetos musicais. O cantautor lisboeta atreve-se a fazer canções pop imediatas e que nos fazem cantar e refletir sobre o mundo que nos rodeia e afeta. No Vai-m’à Banda, Filipe Sambado apresenta um novo espetáculo, já desbravando caminhos do seu próximo disco intitulado “Dois Anos de Escorpião em Touro”.

28 DE AGOSTO, LARGO DA COMISSÃO DA PENHA

17:00

Fumo Ninja é o experimentar em formato canção, por novos territórios onde habita muito ritmo, liberdade e disrupção. Norberto Lobo, Leonor Arnaut, Raquel Pimpão e Ricardo Martins apresentam, neste primeiro concerto, o que estiveram a criar no último ano. O quarteto estreia-se nos palcos no Vai-m’à Banda.

18:00
A solo, Maria Reis lançou em Abril “A Flor da Urtiga”, gravado em Lisboa em colaboração com Noah Lennox, depois de “Chove na Sala, Água nos Olhos”, de 2019, e o EP inaugural “Maria”, de 2017. Para sempre fica o legado da banda rock Pega Monstro que formou e conduziu com a sua irmã Júlia Reis. Maria Reis tem também vindo a colaborar regularmente com os mais variados nomes da cena lisboeta em concertos, apresentações artísticas multimediais, edição de música e de poesia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES