Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
8.9 C
Braga
InícioBragaFestival Internacional de Blues regressa a Braga de 30 de outubro a...

Festival Internacional de Blues regressa a Braga de 30 de outubro a 12 de novembro

© Ana Bacalhau

A cidade de Braga acolhe, de 30 de outubro a 12 de novembro, o Nova Arcada Braga Blues. Nesta 5ª edição do Festival Internacional de Blues, o programa de treze dias conta com a promoção de 17 eventos, com o objetivo de colocar Braga a viver intensamente o Blues.

Após a edição de Verão, o programa de Outono promete envolver toda a cidade no festival, pelo que vários bares e cafés receberão concertos, bem como as escolas recebem a iniciativa ‘O Blues vai à escola’. Neste contexto, no cartaz deste ano destaca-se o concerto ‘Vamos Falar de Blues com Paulo Gonzo’, que decorre a 30 de outubro, pelas 17:00, no Cineplace Nova Arcada. Os bilhetes para esta sessão são gratuitos em compras a partir de 5 euros, oferta de 1 bilhete, com levantamento no Balcão de Informações do Nova Arcada Centro Comercial até ao dia 28 de outubro.

Este evento é já uma marca registada do festival e coloca um artista POP nacional a falar e exemplificar qual a importância do Blues na sua música. O convidado deste ano é nem mais, nem menos do que o pioneiro do Blues Nacional, Paulo Gonzo. O autor de ‘Jardins Proibidos’ foi vocalista e harmonicista da Go Grall Blues Band desde 1979, ano em que lançaram o seu primeiro LP.

No dia 9 de novembro, pelas 21:30, o Altice Forum Braga recebe a ‘Portuguese Blues Reunion com Budda Guedes & Ana Bacalhau’. Trata-se também de uma marca do festival, onde Budda Guedes desafia um artista nacional a escolher e criar um repertório Blues que defina a sua visão do género. Ana Bacalhau destacou-se como cantora dos Deolinda e assume já há alguns anos uma carreira a solo. Para participar neste evento pode adquirir bilhete através do link https://ticketline.pt/evento/portuguese-blues-reunion-budda-guedes-ana-b-66354/sessao/90362_2013_1668029400.

No dia seguinte, pelas 21:30, no mesmo espaço cultural, o Blues Rock britânico da década de 60 será tocado em Braga, por uma das mais importantes e carismáticas bandas do género no ativo, The Animals. Autor de êxitos como “The House of The Rising Sun” e “Don’t Let Me be Misunderstood”, o grupo apresenta-se pela primeira vez em Braga e os bilhetes estão à venda aqui.

No dia 12 de novembro, o destaque vai para o concerto duplo de Doug Macleod e Wax & Boogie Feat. Drew Davies. Pelas 21:30, o Theatro Circo de Braga vai receber o mais premiado músico de blues acústico. Doug Macleod abrilhantou a primeira edição em 2017 e deixou marcas e muitas saudades. Um concerto intimista, repleto de histórias e emoções, faz deste concerto um momento alto da edição de outono de 2022. A segunda parte será da responsabilidade do quinteto Wax &  Boogie featuring Drew Davies. Um concerto de Boogie Woogie que promete transportar os participantes para os anos 30, através da incrível voz de Ser Wax, o virtuosismo de David Giorcelli no piano e a genialidade de Drew Davis no saxofone. Os bilhetes para este evento estão disponíveis na bilheteira digital do Theatro Circo.

Para além destes eventos, a edição de Outono de 2022 conta ainda com inúmeros concertos, nomeadamente dos grupos Mississippi Gumbo, The Michael Lauren Trio, Remo Cavallini & Friends, We Rhythm & Blues, Ster Wax & David Giorcell, workshops e conversas sobre este estilo musical. Estes momentos culturais vão percorrer os vários espaços do concelho de Braga, marcando presença no centro comercial Nova Arcada, no Salão Mozart, bem como em alguns dos mais importantes clubes de música ao vivo da cidade e nos principais cafés centrais.

A somar a este programa, a 5.ª edição do festival internacional destaca-se também pela iniciativa ‘O Blues vai à escola’, onde um quarteto vai exemplificar ao vivo como esta música se faz em tempo real, e explica as origens do género. Este workshop vai percorrer a Escola Secundária Carlos Amarante, o Conservatório Bonfim, a Escola Secundária Sá de Miranda, o Conservatório Gulbenkian, a Escola Secundária Alberto Sampaio e a Escola Secundária D. Maria.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS