Quarta-feira, Junho 29, 2022
15.1 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoFesta do livro abriu ao público em Celorico de Basto

Festa do livro abriu ao público em Celorico de Basto

© CM Celorico de Basto

A Festa do Livro abriu oficialmente ao público em Celorico de Basto. A abertura oficial deste certame decorreu na terça-feira e iniciou com a visita orientada pelo anfitrião da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, acompanhado pelo padrinho do certame, o escritor Afonso Valente Batista, seguindo-se os momentos protocolares associados.

José Peixoto Lima disse tratar-se de um momento de viragem do Município, “primeiro pelo retomar da Festa do Livro, uma festa que visa enaltecer a leitura com o livro como principal suporte, depois pela inauguração da nova página da internet do Município, uma página dinâmica, renovada, apelativa e interativa, dois grande momentos que reforçam a importância da cultura no Município e a modernização dos serviços como meio e forma de chegar a todos os Munícipes”.

A Festa do Livro estará patente até ao dia 29 de maio, na Casa da Terra, com uma programação alargada direcionada a todos os públicos. O autarca enalteceu aqui a presença do escritor Afonso Valente Batista como padrinho do evento e observou que “teremos atividades muito diversificadas em todos os dias do certame sempre com o livro como epicentro e neste aspeto devo deixar uma palavra de apreço ao meu amigo, Afonso, por ter aceite o convite de apadrinhar este certame de forma colaborativa e presente com a moderação de várias mesas redonda o que vem tornar este evento ainda mais interessante”. De facto, “esta festa do livro tem um objetivo muito concreto, a valorização dos nossos, dos nossos escritores, aqueles que em diferentes áreas, com diferentes narrativas transcrevem para os livros o que sentem, o que estudam, o que imaginam, e estou certo de que será um certame muito apelativo e atrativo.

O autarca reforçou a importância de termos uma biblioteca única, com o Presidente da República como patrono, o que nos enaltece e engrandece e que ao mesmo tempo nos transfere uma responsabilidade acrescida.

Também Afonso Valente Batista, padrinho desta iniciativa, disse que “a Festa do Livro tem o mérito de dar relevo e por na agenda do dia do Livro (tantas vezes esquecido e mal tratado) e a sua importância como instrumento privilegiado na promoção do saber, na divulgação do conhecimento e na sustentabilidade da cultura dos cidadãos”. Escritor agradeceu o convite do Presidente da Câmara Municipal “um convite que muito me honrou, assumir a qualidade de promotor deste evento”.

A Festa do Livro conta com uma feira do livro a 30% de desconto das editoras Leya e Pinguim Hause e também com os livros dos escritos celoricenses disponíveis para compra. “Aqui poderão encontrar uma gama alargada de livros que satisfarão as suas necessidades e os seus interesses de leitura”. O promotor desta iniciativa observou que o livro seja ele “técnico, ensaio filosófico, de biografia, de narrativa histórica, romance ou poesia é, e será sempre, um espaço de intima e solitária convivência entre quem o escreve e quem o lê”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS