
Terras de Bouro vai acolher um pelotão composto por mais de um milhar de ciclistas de 22 nacionalidades que se inscreveram na 12.ª edição do Reconco Gerês Granfondo.
É o regresso ao Parque Nacional da Peneda-Gerês do mais antigo granfondo de Portugal, agendado para o próximo domingo, no arranque da Semana Mundial do Meio Ambiente de 2025.
O desafio passa por cumprir uma das três distâncias a concurso (80, 107 ou 128 quilómetros) delineadas para privilegiar o contacto com a imensidão verde do Parque numa rota que percorre as serras Amarela, Soajo e Gerês. A partida será dada às 09:00, na Avenida Manuel Francisco da Costa.
A prova segue a direcção de Amares e, dali, ruma à vila termal de Caldelas. A Portela do Vade, o alto do Bom Jesus das Mós a difícil incursão pela Senhora da Paz, já depois da passagem por Ponte da Barca, colocarão à prova os participantes na distância “rainha” do Reconco Gerês Granfondo. Há ainda a assinalar a passagem por Chamoim, sede das Águas do Fastio, cuja captação é feita na serra do Gerês.
O evento é uma iniciativa do Município de Terras de Bouro e é pontuável para o Troféu Superprestígio, maior competição de ciclismo amador do país. Quando estão disputadas três provas, seguem na liderança David Mayo Vivas e Flávia Lopes (Granfondo), Tiago Teixeira e Marlene Seara (Mediofondo), Fábio Abreu e Mónica Hernández (Minifondo).