Segunda-feira, Abril 15, 2024
16.1 C
Braga
RegiãoBarcelosFesta das Cruzes de Barcelos vai ter quatro noites com grandes concertos...

Festa das Cruzes de Barcelos vai ter quatro noites com grandes concertos e fogo de artifício

© CM Barcelos

A Festa das Cruzes, em Barcelos, está de volta. No arranque das grandes romarias minhotas, a organização já apresentou o programa que promete grandes enchentes na cidade e na frente ribeirinha, no palco das Cruzes, espaço privilegiado para receber os concertos de José Cid e seus convidados, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira.

Na animação, além destes concertos, haverá ainda espaço para os populares cantores barcelenses Vítor Rodrigues e Jorge Loureiro, no palco Barcelos e para o programa “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas.  

Na apresentação do programa, o presidente da Câmara assegurou que “a edição 2023 da Festa das Cruzes tem todos os condimentos para ser um sucesso popular. A religião, a tradição e a animação unem os principais momentos das festividades, tecendo uma programação diversificada, cujas atividades procuram agradar ao maior número de pessoas possível”.

© CM Barcelos

Religiosidade – Missa Solene, Procissão e Tapetes de Pétalas

No plano religioso, a grandiosa procissão da invenção da Santa Cruz, no dia 3 de maio, às 16:30, na qual desfilam as cruzes das 89 paróquias do concelho, é o ponto alto desta romaria.  

Da parte da manhã, no feriado 3 de maio, há lugar para a celebração, pelas 11:30, da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Antes, logo no primeiro dia da festividade, sexta-feira, 28 de abril, são inaugurados os Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Destaque, também, para a inauguração dos Tapetes de Flores do Caminho de Santiago, patente no Largo Dr. José Novais, no dia 29, sábado, pelas 15:00.

Tradição – Bandas Filarmónicas, Desfile Etnográfico, Batalha das Flores, Sessões de Pirotecnia

A grande novidade da edição deste ano é a realização do Desfile Etnográfico pelos Grupos de Folclore de Barcelos, que avança, pelas 16:00, no dia 29 de abril, na Avenida da Liberdade. Nesse mesmo dia, acontece também a primeira sessão dos fogos das cruzes, mais concretamente o fogo de artifício da Ponte dos Peregrinos de Santiago, com as margens do rio Cávado iluminadas com milhares de “lumes vivos”.

Na noite seguinte, domingo, pelas 00:00, volta a haver um espetáculo piromusical da Festa das Cruzes, no Largo da Porta Nova.

No 1.º de maio, feriado, Dia do Trabalhador, às 11:00, é tempo para o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, que vão atuar no coreto do Jardim Velho.

Na terça-feira, 2 de maio, outra novidade na programação da Festa: recriação da passagem da Rainha Santa Isabel por Barcelos, pelas 18:00, no centro histórico da cidade. O dia termina com mais uma sessão de pirotecnia – fogo de Santiago, na frente ribeirinha.

No feriado 3 de maio, tal como já foi sublinhado, é o dia da grandiosa procissão da invenção da Santa Cruz, mas, dessa manifestação, há também o concerto de encerramento das festividades pelo Coral Magistrói acompanhado por Orquestra, seguindo-se a última sessão de pirotecnia, com a sessão de fogo preso tradicional de romaria.

Animação – Concertos Musicais, Feira Popular, “Bamos às Cruzes”

Barcelos vai ter uma Festa das Cruzes recheada de concertos repartidos pelo palco Cruzes na frente ribeirinha e pelo palco Barcelos, na Avenida da Liberdade.

Logo no 1.º dia, sexta-feira, 28 de abril, pelas 22:00, o palco Barcelos recebe o Tributo a Chico Buarque: “Quem te viu e quem te vê”. No dia seguinte, sábado, 29 de abril, também no palco Barcelos, pelas 19:30, atua o artista barcelense, Jorge Loureiro, sendo que nessa noite o grande destaque vai para a música de José Cid, e seus convidados, num concerto que avança pelas 21:45, no palco Cruzes, na frente ribeirinha.  

O programa de domingo abre com a Banda de Música da Ponte, no Coreto do Jardim Velho, prossegue com o Festival Luso-galaico, no palco Barcelos, pelas 15:00, e termina em grande com a presença de Pedro Abrunhosa, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, a partir das 21:45.

No feriado 1.º de maio, durante toda a manhã, Barcelos vai ser transmitido em direto no programa “Aqui Portugal” da RTP, e também da TV Galiza, que farão uma emissão especial sobre Barcelos. Entretanto, também durante a manhã, decorre o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, no coreto do Jardim Velho.

À noite, a acolhe o concerto de Diogo Piçarra, às 21:45. Na terça-feira, 2 de maio, ehá mais dois concertos: no palco Barcelos, o popular Vítor Rodrigues toca e canta a partir das 19:30, e no fecho da noite, doze anos depois, Tony Carreira volta a Barcelos. O concerto acontece no palco Cruzes, na frente ribeirinha, e tem início às 21:45.

Além destes momentos musicais, haverá também, durante todo o período das festividades, a programação do “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas.

Quanto à Feira Popular, continua a assentar no Campo da Feira, havendo uma vez mais espaço para o parque de diversões e para a praça da alimentação. No parque da cidade, vai decorrer a habitual feira automóvel e de máquinas agrícolas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES