Segunda-feira, Abril 22, 2024
14.9 C
Braga
CulturaFernando Tordo e Ana Arrebentinha vão actuar no Theatro Gil Vicente em...

Fernando Tordo e Ana Arrebentinha vão actuar no Theatro Gil Vicente em Barcelos

DR

Carlos Leitão, Fernando Tordo, Ana Arrebentinha e Luca Argel são alguns dos nomes mais sonantes da programação do Theatro Gil Vicente, em Barcelos, para os meses de março e abril.

A programação cultural do TGV para o mês de março arranca logo no dia 2, às 22:00, com o cantautor Carlos Leitão, que vem apresentar uma “Noite de Fado”. No dia 8, cabe à TFIPCA – Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave levar à sala de espetáculos o “IPCA Solidário”, e, no dia 22, integrado nos concertos ‘triciclo’ acontece o espetáculo “Estilhaços”. Já no dia 23, às 22:00, é a vez do cantor e compositor Fernando Tordo subir ao palco com o espetáculo “50 anos de Abril. Parabéns a Nós”, da produtora Contos da Praça. A fechar o mês, no dia 29, pelas 22:00, há mais música: concerto da banda “The Bad Plus”, inserido no Ciclo Jazz ao Largo.

Outras artes, outros gostos, o Cineclube Zoom apresenta no Theatro Gil Vicente dois filmes: “Os Delinquentes”, de Rodrigo Moreno, no dia 5, às 21:30; e “As Ervas Secas”, de Nuri Bilge Ceylan, no dia 19, às 21:30. Os bilhetes para as sessões de cinema têm um custo de 3,5 euros.

Entretanto, os mais novos podem entrar no reino da fantasia, assistindo, no dia 10, às 16:00, à peça “Uma Outra Bela Adormecida”, pela Associação Orquestra Sem Fronteiras. Outra proposta é a peça “Casa de Chocolate | O Musical” apresentada pelo II Ato – Companhia de Teatro, no dia 17, às 16:00. Estes dois espetáculos inserem-se na rubrica “Em família no TGV”. No dia 24, há teatro para bebés (dos 8 meses aos 36 meses), com duas sessões – 10:00 e 11:30 – da peça “Carneirinhos”, por Maria de Vasconcelos.

A dança também vai marcar presença no TGV, destinada ao público adulto, para o dia 16, às 21:30, está marcado o espetáculo “Borders Regards Croisés”, pela KALE – Companhia de Dança. Já no dia 24, às 16:00, sobe a palco a escola Nico Dance Studio com a apresentação da perfomance “Poder”.

A programação de março no TGV termina com humor, no dia 28, às 21:30, com o espetáculo de stand-up comedy “Não Estavas Capaz…não Vinhas!”, apresentado por Ana Arrebentinha. A sessão tem um custo de 10 euros.

Na programação “Fora de Portas”, na Sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos, no dia 1 de março, às 22:00, vão atuar os Conferência Inferno e HHY & The Macumbas, com um ritual de rock negro com os sus novos discos.

Abril – VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico e concerto para Grávidas

O mês de abril vai ficar marcado pela realização da VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico e pelos espetáculos das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a que acresce a novidade de um concerto musical dedicado às grávidas, no dia 28 de abril, às 11:00, pela Sopro Erudito.

O arranque da programação de abril acontece com mais uma sessão do programa “Em Família”. São dois  domingos e um sábado dedicados às crianças: nos dias 6 e 7, “Pequena História de um Povo com Memória”, pelo Quarteto Contratempus, e, no dia 21, às 16:00, “Os Grandes Não Têm Grandes Ideais”, pela Fértil Cultural.

O teatro para adultos sobe ao palco ainda no dia 19 de abril, às 21:30, com a peça “Cartas de Guerra”, pel’ A Casa da Esquina.

Um mês repleto de música

No mesmo palco, a música tem lugar nos dias 12 e 13, com concertos inseridos na VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico. No dia 12, às 21:30, Homenagem ao Mestre Luiz Costa e, no dia 13, entre as 09:30 e as 19:30, decorrerá o Concurso VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico.

Integrado nas comemorações do 25 de Abril há uma mão cheia de espetáculos: concerto de música e de dança, no dia 27 de abril, às 22:00, pelos “Anónimos de Abril” e, no dia 28, às 18:00, espetáculo pela Escola de Dança de Barcelos, “25 Cravos + 25 Revoluções = 50 Liberdades”.

A estes espetáculos soma-se mais uma iniciativa do ciclo de concertos ‘triciclo’ com o espetáculo de “Luca Argel”, no dia 23, às 22:00, e, no programa Fora de Portas, destaque para o concerto de “CRUA”, a realizar na Igreja do Terço, no dia 11, às 21:30.  Antes, no dia 18, às 22:00, é a vez da banda PMDS atuar no Claustro dos Paços do Concelho.

Quanto a cinema, o TGV apresenta a película “Roma, Cidade Aberta” de Roberto Rosselini, no dia 9 e no dia 16, Sessão Dupla, de Jean-Luc Godard com “O Soldado das Sombras” e “Os Carabineiros”. As sessões, no âmbito do Cineclube ZOOM, são às 21:30 e têm um custo de 3,5 euros.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local ou através de reserva por e-mail ([email protected]).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES